Tipos de liderança

Existem diferentes tipos de líderes, em áreas empresariais ou públicas, e suas características pessoais influenciam nos resultados de qualquer atividade. Os três tipos principais de liderança são a autocrática, democrática e a liberal.

A liderança é a habilidade em guiar um grupo de pessoas aos resultados que se quer alcançar. Diferentes tipos de líderes alcançam diferentes benefícios para as organizações.

Estilos de liderança

Liderança autocrática

Este tipo de liderança também é conhecida como autoritária, pois o líder centraliza todas as suas decisões diretamente nas atividades e em suas próprias opiniões, sendo um tipo mais dominador.

O líder autocrático conduz sua equipe com muita energia, porém, sem a valorização das competências de cada membro, além da constante cobrança de resultados.

Apesar de, muitas vezes, este líder conseguir atender uma grande demanda, o ambiente de trabalho pode ser afetado e ocasionar a redução da qualidade, o que torna uma grande desvantagem deste modelo de liderança.

Liderança liberal

A liderança com estilo mais liberal é também conhecida como liderança laissez-faire, do francês "deixai fazer", pois este líder oferece liberdade total nas atividades.

Este tipo de liderança mais liberal é recomendável aos grupos com mais autonomia e que possuem pessoas mais maduras para suas funções. 

A desvantagem da liderança liberal pode aparecer com aqueles funcionários dependentes de controle, e um grupo feito deste tipo pode apresentar péssimos resultados. Se isto não acontecer, este líder poderá focar em questões mais relevantes para a qualidade dos processos, por exemplo.

Liderança democrática

O líder democrático é aquele que permite maior participação dos colaboradores nas tomadas de decisão da equipe, inclusive na própria divisão de tarefas, mas também está sempre presente.

Esta liderança exige ainda mais o empenho do líder, porém oferece maior equilíbrio nos processos e no ambiente da organização. Ele não é liberal ao ponto de deixar a equipe mais autônoma, nem autoritário em não consultar os colaboradores.

O modelo democrático pode apresentar desvantagens em grupos muito desqualificados e isso exigirá uma maior atenção por parte do líder em suas decisões feitas em conjunto.

Outros modelos de liderança

Existem ainda outros tipos de liderança que são exigidas conforme o próprio tipo da atividade a ser executada, ou também, devido às diferentes formas de se comandar um grupo pelas características pessoais do líder. Alguns exemplos que podemos listar são:

  • Liderança Técnica: líder específico para um tipo de processo;
  • Liderança Visionária: líder que se direciona especificamente a um dado resultado;
  • Liderança por ideal: líder que cria sua própria cultura organizacional.

As formas de se liderar pessoas são muitas e podem originar de características extremas, que vão desde as mais autoritárias e coercitivas, até, àquelas mais motivadoras ao grupo. 

Alguns líderes possuem uma característica mista de liderança, ou seja, lideram diferentes grupos e lidam com cada um de formas diferentes. É também conhecida como liderança situacional.

Saiba mais sobre a liderança liberal.

Você pode saber também sobre o que é um Team Leader, e também sobre quais são as qualidades valorizadas nos empregados.