Avaliação de desempenho: o que é, como fazer e quais são os tipos

A avaliação de desempenho é um procedimento que permite medir a performance do trabalho dentro de uma organização e avaliar a quantidade em valor agregado por cada funcionário.

Além disso, ela permite entender sobre quais fatores pode ser necessário maior intervenção com o objetivo de aumentar a produtividade nos processos, bem como desenvolver os profissionais envolvidos.

A análise de desempenho pode ser feita de maneira individual ou em grupos de colaboradores, em que é possível identificar os pontos positivos e negativos no desempenho da equipe.

Como fazer a avaliação de desempenho

A análise de desempenho consiste em avaliar as características que envolvem o comportamento dos colaboradores frente aos objetivos de cada um.

Quando aplicado nos quadros da empresa, o processo deve ser contínuo e proporcionar o desenvolvimento dos trabalhadores em etapas, conforme a missão da organização. A aplicação, sendo individual, pode acontecer na data em que cada funcionário completa novos anos, por exemplo.

Por outro lado, é possível ao gestor implantar um cartão de relatório diário que deve ser preenchido por cada funcionário, conforme as atividades realizadas em cada dia.

Existem diversas formas de avaliar os colaboradores, concentrando-se em resultados, performance, objetivos ou simplesmente pelo comportamento diário.

Além de efetuar as análises, é preciso que o gestor ofereça feedback sobre o que foi analisado, indicando os pontos positivos e aqueles em que é necessário aplicação de melhorias.

A administração responsável pela análise de desempenho pode ainda realizar sessões de treinamento e desenvolvimento com a frequência necessária para intervenção de melhoria.

Tipos comuns de avaliação de desempenho

Para realizar as análises de desempenho na organização, existem alguns tipos comuns que podem fazer parte da rotina e do processo de avaliação, como listados abaixo.

Autoavaliação

Nesta avaliação, o próprio funcionário indica, sobre sua própria visão, o que acha de sua rotina e como alcança seus objetivos no trabalho. Para isso, é possível utilizar um relatório com perguntas de múltipla escolha, por exemplo.

Avaliação pelo gerente

Tipo de avaliação comum onde o próprio gerente realiza a avaliação de seus subordinados, realizando feedbacks e realocações conforme sua gestão.

Avaliação da equipe de trabalho

Esta é a avaliação com foco em toda a equipe para entender como o grupo atinge os resultados necessários e o que pode ser melhorado no trabalho em grupo.

Avaliação do líder

Para analisar o desempenho do líder de uma equipe, o feedback deve vir de seus liderados e seus superiores. É possível entender quais são os pontos fortes e fracos de sua liderança e o que precisa ser melhorado.

Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é um método mais amplo de análise que envolve o ponto de vista de todos os indivíduos direta ou indiretamente ligados ao funcionário analisado.

Nesta avaliação, podem se considerar, além dos membros e o líder da própria equipe, os membros e líderes de outras equipes ligadas ao colaborador. Assim como clientes ou fornecedores que têm contato com o analisado.

Objetivos da avaliação de desempenho

Este método oferece à organização a oportunidade de realizar ajustes internos que podem impactar na qualidade do produto final.

Ao avaliar o desempenho dos funcionários, é possível reconhecer diferentes características de cada membro da equipe, além de possibilitar a promoção dos mais empenhados.

Por outro lado, os ajustes também podem envolver realocações e a redistribuição das atividades conforme a capacidade de cada trabalhador.

Auditoria Avaliação de desempenho: o que é, como fazer e quais são os tipos B2B - Business to Business