B2B - Business to Business

O que é B2B?

B2B significa Business to Business, e refere-se ao tipo de negócio feito de empresa para empresa, e não diretamente com o consumidor. Empresas B2B são aquelas que prestam serviços a outras companhias, geralmente como terceirizadas.

Os exemplos mais comuns de B2B são as empresas produtoras de matérias-primas para que outras companhias desenvolvam seus produtos, e prestadoras de serviços que resolvam questões operacionais do negócio, como a contabilidade. As companhias que prestam serviços B2B fazem parte da cadeia de suprimentos da compradora.

O termo também é usado nos ambientes digitais como forma de diferenciar os tipos de ecommerces, entre as lojas virtuais formadas por empresas que vendem suprimentos a outras empresas, ou a loja que vende direto ao consumidor final (B2C). Essa variação do modelo de negócio vai mudar desde a forma como o sistema do ecommerce é desenvolvido até como o marketing é concebido.

Diferença entre B2B e B2C

Na mesma lógica em que B2B é Business to Business, o significado de B2C é Business to Consumer, ou seja, negócios em que uma empresa vende serviços ou produtos direto para o consumidor final. 

B2B Marketing

O marketing focado de empresas para empresas tem alguns conceitos diferentes daquele feito direto para o consumidor final. Considerando que as compras individuais tem mais elementos subjetivos na tomada de decisões, como questões emocionais e de apego a marcas, no caso do B2B são mais racionais e ligadas às vantagens competitivas e de preço. Além do poder de compra, que no caso do B2B é maior, e a compradora e a vendedora tem basicamente as mesmas condições de negociação. O raciocínio do comprador no caso do B2B é mais relacionado ao quanto ele pode ganhar em retorno ao efetuar aquele negócio, o famoso Retorno sobre Investimento (ROI).

Auditoria B2B - Business to BusinessBaby Boomers