Gestão do conhecimento

Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Gestão do conhecimento (knowledge management, em inglês) é o processo de captura, organização, disseminação, aplicação prática e proteção do conhecimento considerado importante por uma empresa.

Esse conhecimento engloba:

  • O capital intelectual de seus recursos humanos, ou seja, as informações que cada colaborador possui individualmente, provenientes de sua formação e experiência
  • Todo o conhecimento contido nos processos, produtos, serviços, sistemas e documentos dessa empresa, ou seja, toda a experiência acumulada por essa organização desde sua criação
  • As informações estratégicas detidas por essa organização, por exemplo, sobre o ambiente externo em que atua

O objetivo da gestão do conhecimento enquanto ferramenta de gestão ou filosofia organizacional, é fomentar a aquisição de novos conhecimentos (por exemplo, por meio do benchmarking).Permitindo que todo o conhecimento disponível na companhia circule em benefício da corporação, levando a melhores patamares de desempenho e inovação.

A filosofia de gestão do conhecimento parte do pressuposto que muito do conhecimento de que a empresa necessita ela já possui, mas ela só conseguirá tirar proveito dele se houver disseminação.

O intercâmbio entre colaboradores e departamentos é uma das principais ferramentas de gestão do conhecimento nas empresas.Levando a ampliação do capital intelectual da corporação, o surgimento de novas ideias e o alcance de melhores desempenhos.

Transferência do conhecimento

A gestão do conhecimento trabalha tanto para que seus colaboradores tenham acesso ao conhecimento coletivo da corporação como, sobretudo, no sentido inverso. Descobrindo o que cada um sabe individualmente e fomentando seu compartilhamento com os demais. O objetivo final é a aprendizagem organizacional, ou seja, a expansão do conhecimento coletivo para responder aos desafios da empresa.

A implementação de uma gestão de conhecimento depende de uma boa comunicação interna. Bem como da criação de um ambiente organizacional favorável às novas ideias, seu intercâmbio para o seu aprendizado. É preciso que cada colaborador entenda a importância da geração, da partilha, a socialização e a transferência de conhecimento para que o resultado dessa filosofia alcance seus objetivos.

Um dos principais desafios da gestão do conhecimento é combater a resistência daqueles colaboradores que sentem que podem ser prejudicados se partilharem o que sabem. Um exemplo são os funcionários experientes ou gestores que resistem em ensinar subordinados ou novatos. Por medo de perderem sua importância estratégica para a corporação e, consequentemente, seus empregos.

São exemplos de formas de disseminação de conhecimento nas empresas:

Socialização

É o compartilhamento do conhecimento tácito, ou seja, da experiência do funcionário. Esse tipo de conhecimento normalmente não é formalizado e é medido através da ação. Ele é compartilhado entre colaboradores por meio da observação, da imitação e da prática.

Externalização ou articulação

É a conversão do conhecimento tácito em explícito, ou seja, o trabalho de transformar a experiência em um conhecimento que pode ser comunicado formalmente e partilhado com o grupo.

Padronização ou síntese

É a organização do conhecimento explícito, ou seja, do conhecimento formal ou técnico, para que seja mais facilmente aplicado no dia a dia. Um exemplo é a criação de manuais e guias de trabalho.

Internalização

É a aplicação prática do conhecimento formal e técnico. Ocorre quando os colaboradores utilizam o conhecimento que aprenderam em uma aula ou outra atividade promovida pela empresa, por exemplo, para melhorar seu desempenho e acabam, com isso, aumentando o seu conhecimento tácito e melhorando o desempenho de suas funções.

Você também pode ter interesse em gestão da informação e benchmarking.

Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.
Gestão da qualidade Gestão do conhecimentoGestor Financeiro