Gestão da Informação

Elisângela Dias
Elisângela Dias

O que é Gestão da Informação?

A gestão da informação é uma área dedicada ao gerenciamento e administração dos dados gerados por uma empresa. Dados estes que podem ser desde informações financeiras, como as vendas, até questões de comportamento e rotinas do escritório. 

Com o surgimento de conceitos como o de big data (termo utilizado para os trabalhos que utilizam um grande volume de dados), tornou-se indispensável a adequada gestão da informação. A análise eficiente desses dados é um diferencial competitivo e visa melhorar o desempenho da companhia em diversas frentes.

As funções de um gestor da informação incluem coletar, armazenar, classificar, processar e distribuir dados. Ele identifica as necessidades da informação na empresa, faz o mapeamento desses dados, observando o fluxo. Também deve estabelecer e organizar uma cultura de organizacional no que diz respeito ao compartilhamento dos arquivos e materiais, tornando o processo mais eficiente.

A gestão da informação faz um bom uso das tecnologias da informação, de forma a extrair desses sistemas e ferramentas a melhor forma de comunicação e organização para a empresa. 

A gestão da informação não se limita ao ambiente digital. A carreira do gestor da informação pode ser uma função complementar ao trabalho do profissional de biblioteconomia, pois se trata de dados físicos ou digitais a serem tratados.

Gestão da Tecnologia da Informação

A gestão da tecnologia da informação é diretamente relacionada à implementação de sistemas de informática, administração de redes e a segurança do banco de dados.

É um trabalho complementar à gestão da informação, mas não devem ser confundidos um com o outro. Pois a gestão da informação é uma noção mais ampla, ligada a um conjunto de estratégias para organizacão da informação bruta, dentro das quais consta o objeto da tecnologia da informação.

Gestão da Informação e do Conhecimento

A diferença essencial entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento é o objeto a ser gerenciado. No caso da gestão da informação, é o conhecimento explícito a ser organizado. Ou seja, dados, documentos, o que circula nos fluxos formais. A gestão do conhecimento é sobre os fluxos informais, é o conhecimento tácito, o que é tratado em reuniões, explicitado pela cultura institucional, valores e experiências práticas.

Algumas empresas já estão atentas à necessidade de gerenciar os dois, em um conjunto de táticas e estratégicas que é então chamado de gestão da informação e do conhecimento.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.