Gestão da Cadeia de Suprimentos

Supply Chain Management (SCM)

A gestão da cadeia de suprimentos, ou supply chain management em inglês, controla os fluxos de informação e de materiais com o objetivo de maximizar os resultados da empresa. Em resumo, é o gerenciamento das relações do fabricante com quem lhe presta serviços, e assegura a qualidade e/ou redução dos custos sem que nenhum elo da cadeia se quebre e prejudique o produto final.

A expressão logística empresarial também pode ser utilizada para designar a gestão da cadeia de suprimentos.

Duas diferentes perspectivas podem ser abordadas na gestão da cadeia: a visão cíclica ou a visão push/pull. O que difere uma da outra é o relacionamento entre a empresa e os elos da cadeia.

Na visão cíclica, há uma constante de ciclos sendo realizados em cada estágio da cadeia. Há o ciclo do cliente, o ciclo do reabastecimento (entre o varejista e o distribuidor), o ciclo da produção (entre o distribuidor e o fabricante) e o ciclo do suprimento (entre o fabricante e seu fornecedor).

A visão push/pull opta por empurrar ou puxar a produção de acordo com a demanda. No pull, quem puxa é o cliente, abrindo uma demanda. O push é uma antecipação ao pedido do cliente baseado em previsões e/ou especulações.

Características da gestão da cadeia de suprimentos

  • Planejamento e monitoramento: Estabelecer previsões e acompanhar a demanda são essenciais para a gestão. Histórico de vendas e comparativos constituem boas projeções, incluindo flutuações na demanda do consumidor e imprevistos. É preciso também considerar as metas traçadas pelo planejamento estratégico e marketing e aplicá-las à cadeia de suprimentos.
  • Atenção aos fornecedores: Um elo mais fraco pode quebrar a cadeia. A boa gestão ajuda a empresa a não ficar dependente de um fornecedor e comprometer os resultados por problemas de terceiros. É preciso observar atrasos, qualidade e inclusive fatores ambientais e sociais. Um exemplo é a rede de fast fashion Zara, que teve seu nome envolvido com trabalho escravo em função de um fornecedor.
  • Tecnologia da informação: Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada deve ter todos os elos integrados, e uma das formas é usando tecnologias da informação, com softwares especializados. O fluxo corre melhor quando as informações são compartilhado entre as empresas. É preferível usar apenas um software entre todas as etapas, pois mais de um programa pode aumentar a chance de erros humanos.
  • Integração: Sistemas de gerenciamento de estoque unificados são importantes para a gestão da cadeia de suprimentos, para que o fornecedor saiba a real situação do estoque do fabricante e possa entregar novos insumos com a agilidade necessária, mas também sem excessos.

Efeito chicote na cadeia de suprimentos

O efeito chicote é uma das consequências de uma má gestão da cadeia de suprimentos. Representa uma amplitude nos pedidos realizados de um período em comparação ao outro, desencadeado por uma alteração, mesmo que pequena, na demanda do consumidor.

A empresa varia muito os pedidos em um determinado período, de baixa demanda por exemplo, e depois acelera produção e pedidos de matéria prima em momentos de alta demanda, como promoções. Esta variação acaba por gerar um efeito no gráfico da cadeia de suprimentos que se assemelha a um chicote, conforme exemplo:

Gráfico representando o efeito chicote

Diferença entre cadeia de suprimentos responsiva e eficiente

Uma cadeia de suprimentos responsiva é aquela que consegue atender a demanda do cliente assim que lhe é requisitada. Por outro lado, esta movimentação pode ter aumento de gastos, o que torna a cadeia menos eficiente. Eficiente é a cadeia que melhor consegue gerenciar produção e custos, com foco no valor.

O lado para o qual vai pender a cadeia (responsividade ou eficiência) varia conforme a demanda o produto. Itens que apresentam alto índice de incerteza dos pedidos (como produtos novos), devem ter a cadeia mais responsiva. Já commodities, com que se consegue ter uma razoável certeza da demanda, a cadeia pode ser eficiente.

Saiba mais sobre o conceito de cadeia de suprimentos.

O que é gestão? Gestão da Cadeia de Suprimentos Gestão da Informação