O que é gestão?

Gestão é uma área das ciências humanas que se dedica à administração de empresas e de outras instituições visando fazer com que alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente.

O conceito de gestão possui ligação direta com a administração dos recursos disponíveis na organização. Esses recursos podem ser tanto materiais e financeiros como humanos, tecnológicos ou de informação.

A função de um gestor é tirar o melhor proveito das estruturas, das tecnologias, do capital e das pessoas para alcançar as metas da organização no curto, no médio e no longo prazo. Para isso, o conceito de gestão está baseado em quatro pilares: planejamento, organização, liderança e controle.

A definição das metas a serem atingidas, o planejamento dos passos necessários para alcançá-las e o diagnóstico e a resolução dos problemas que surgirem no percurso são algumas das tarefas da gestão. Outra preocupação da gestão é aperfeiçoar os processos adotados pela corporação, valendo-se, para isso, de um esforço permanente de aprendizado e de busca por inovação.

A estrutura administrativa de uma organização é formada por seus sistemas financeiro, comercial, logístico, social e tecnológico, dentre outros. A gestão se vale, portanto, não apenas dos conhecimentos de técnicas de administração propriamente ditas, mas também de contributos de outras disciplinas, como a economia, o direito, a contabilidade e a psicologia.

Áreas da gestão

A gestão empresarial pode ser dividida em diversas áreas, de acordo as suas funções e especialização. Entre elas podemos citar:

  • Gestão de pessoas ou gestão de recursos humanos
  • Gestão financeira
  • Gestão de projetos
  • Gestão de processos
  • Gestão comercial
  • Gestão de qualidade
  • Gestão de tecnologia da informação
  • Gestão de estoque

Embora as palavras "administração" e "gestão" remetam diretamente ao mundo empresarial, esses conceitos não estão limitados às empresas. Eles podem ser aplicados a todas as organizações que reúnam pessoas e recursos para o alcance de um objetivo, como é o caso das entidades sem fins lucrativos e dos órgãos públicos.

Novos modelos de gestão

As mudanças recentes na sociedade têm promovido o surgimento de novos modelos de gestão, que buscam adequar as organizações aos novos tempos.

Um desses modelos é a gestão estratégica, que pressupõe um trabalho constante de diagnóstico das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da corporação.

Por meio do cruzamento dessas variáveis, a gestão estratégica visa adequar a empresa a seu mercado, identificando oportunidades e com foco no futuro. O modelo baseia-se em um planejamento mais organizado e racional, que busca reduzir as incertezas para alcançar melhores resultados.

Outra tendência verificada atualmente é a da gestão participativa. Em vez de adotar o autoritarismo e a rigidez, a gestão participativa tem como foco as pessoas que fazem parte da corporação, procurando dar a elas mais voz e espaço na tomada de decisões.

Simultaneamente, na gestão participativa, cada colaborador precisa estar ciente de sua responsabilidade individual para o alcance dos resultados, o que exige um maior comprometimento com o desempenho da organização.

Você também pode ter interesse em gestão do conhecimento, gestão da cadeia de suprimentos, gestão da informação e gestão da inovação.