O que é o CIO de uma empresa?

O CIO, ou Chief Information Officer, é o responsável pela tecnologia da informação (TI) de uma empresa.

O título de CIO é atribuído ao executivo mais experiente responsável pela tecnologia da informação e pelo funcionamento dos sistemas informáticos. Ele pode ser o diretor de informática, o gerente de informática ou o vice-presidente de informática, dependendo da nomenclatura utilizada pela companhia.

O CIO faz a ponte entre a direção da empresa e a equipe de funcionários que atua na área da informática. Por esse motivo, além de formação em TI, o detentor do cargo precisa ter também bons conhecimentos de estratégia, liderança e gestão.

O Chief Information Officer reporta-se ao diretor-executivo (CEO), ao diretor de operações (COO) ou ao diretor financeiro (CFO) e, como eles, costuma compor o comitê executivo da organização.

O CIO da empresa não deve ser confundido com o CTO (Chief Technology Officer). Enquanto o CIO é mais focado nos sistemas informáticos de uso interno na empresa, a função do diretor de tecnologia está mais associada ao cliente externo.

O que faz um CIO?

O CIO é responsável pela administração dos recursos, das estruturas e das pessoas da área de TI. Ele deve garantir que os projetos sejam concluídos em tempo hábil e dentro do orçamento disponível.

Esse profissional é o responsável por fazer com que a empresa tire o máximo de proveito da informática para alcançar seus objetivos. Ele deve pensar em como as tecnologias da informação podem desempenhar um papel estratégico no modelo de negócios.

O CIO da empresa supervisiona a compra e a implementação dos produtos de TI, como softwares e hardwares, além de todos os serviços relacionados ao departamento. Isso inclui o processamento e o armazenamento de dados, a manutenção técnica, as redes de comunicação e o desenvolvimento de sistemas de computador, que devem ser padronizados para permitir a integração de todos os processos da companhia, desde a manufatura até o pós-venda.

Os trabalhos mais técnicos e operacionais, no entanto, costumam ser delegados pelo CIO para um profissional de sua confiança, a fim de que o executivo responsável pelo setor possa se concentrar em atividades mais estratégicas, de liderança e de planejamento.

Você também pode ter interesse em CEO, COO, gestão da informação e reengenharia.

Ciências Econômicas O que é o CIO de uma empresa? Cisão