COO

Elisângela Dias
Elisângela Dias

Chief Operating Officer

COO significa Chief Operating Officer, o que no Brasil pode ser chamado de Diretor de Operações. É o segundo na hierarquia da empresa, sendo o braço direito do CEO, o Chief Executive Officer. É um gestor sênior na empresa que controla o dia a dia das operações, reportando-se para o CEO.

Tim Cook era COO da Apple quando Steve Jobs morreu, e devido à proximidade dos dois foi o substituto natural pelos olhos do mercado e da própria empresa.

O que faz um diretor de operações?

A importância da figura do COO está reduzir o envolvimento do CEO em algumas questões burocráticas diárias, deixando tempo para as decisões estratégicas da companhia. Profissionais dos mais diferentes campos de atuação e formacão podem exercer o cargo. O determinante nesta posição é a afinidade com o CEO e a identificação com a área da empresa e com as demandas destinadas ao setor de operações.

Quem desempenha este cargo geralmente tem como característica a lealdade, pois precisa ser de extrema confiança por parte do CEO. Também é preciso um perfil voltado a resoluções de problemas, por tratar da rotina de produção e enfrentar situações com maquinário, pessoal, fornecedores e etc.

Você também pode querer saber mais sobre CEO.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.