8 aplicativos grátis para um melhor controle financeiro pessoal

Perder o controle das finanças pode ser fácil se não acompanhamos diariamente nossos gastos. Para facilitar esse processo, há ferramentas que nos servem de guia de como devemos utilizar o salário. Com um app, é possível planejar e acompanhar as finanças e fazer do controle financeiro um hábito que pode fazer bem ao seu bolso.

Muitas pessoas utilizam planilhas ou mesmo um caderno de anotações para colocar as contas em dia. Mas ter um aplicativo em mãos e anotar cada gasto pode ser ainda mais vantajoso. Confira os melhores!

Aplicativos de controle financeiro pessoal

1. Guia Bolso

Aplicativo Guia Bolso

Esse aplicativo é bem completo, pois é conectado com o extrato bancário. Isto faz com que o controle financeiro seja feito em tempo real, sem precisar preencher cada gasto.

Basta cadastrar a conta do banco ou os cartões para obter cada uma das despesas bem organizadas. Além disso, dá para receber um relatório que indica como está seu desempenho quanto aos gastos.

O aplicativo também calcula todas as metas que desejar, incluindo o quanto deve poupar para atingir determinado objetivo.

Para baixar o Guia Bolso, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

2. Mobills

Aplicativo Mobills

No Mobills você pode adicionar suas despesas do mês e visualizar gráficos, relatórios e metas personalizados, com uma interface de fácil acesso e bem apresentada. Uma vantagem está em poder armazenar os dados em nuvem. Isto permite o acesso em qualquer dispositivo com dados sempre sincronizados.

A plataforma ainda oferece outras vantagens, como baixar relatórios para impressão, calcular taxas e porcentagens e até saber qual combustível é melhor para o seu carro!

Mobills, além de um aplicativo, é também disponibilizado via web para quem prefere conferir as finanças por meio de um notebook ou PC.

Para baixar, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. Minhas Economias

Minhas Economias Aplicativo

O Minhas Economias pode ajudar a planejar sua rotina financeira. Isto para melhorar sua situação ou para realizar sonhos, elaborando orçamentos e metas pelo aplicativo.

Além de auxiliar em cada tomada de decisão, o aplicativo mostra como pode ficar sua conta bancária nos próximos dias. E ainda lembra as contas que tem a pagar no dia.

Para baixar, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

4. Organizze

Organizze Aplicativo app

Esse aplicativo permite obter relatórios de organização financeira e a criação de alertas de contas a pagar. Em sua versão paga, é possível conectar a diferentes contas bancárias e cartões para ter um controle ainda melhor.

Para baixar, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

5. Money Lover

Aplicativo Money Lover

O app Money Lover oferece os melhores recursos básicos para quem deseja fazer orçamentos para as finanças pessoais. Oferece funcionalidades como o lembrete de contas a pagar e a sincronização em nuvem para os dados inseridos.

Além disso, possui um "modo viagem", que permite controlar os gastos em outras moedas enquanto está viajando.

Para baixar, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

6. Toshl

Toshl Aplicativo

O Toshl oferece bons recursos para o controle das finanças e elaboração de orçamentos. Esse app tem o diferencial de poder controlar a carteira do Bitcoin no próprio sistema, além de sincronizar contas como a do PayPal.

É possível utilizar diferentes moedas no aplicativo, podendo ajudar no controle do dinheiro durante uma viagem internacional.

Para baixar, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

7. Wallet

Aplicativo Wallet

O Wallet em sua verão gratuita já permite fazer uma análise bem detalhada de como tem usado o seu dinheiro. O aplicativo ainda permite fazer orçamentos, definir objetivos, acompanhar as despesas e obter diferentes tipos de relatórios.

Para baixar, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

8. Wisecash

Aplicativo Wisecash

Esse aplicativo é totalmente gratuito para o controle dos gastos. Com ele, é possível adicionar valores e obter gráficos que o ajudam a ter um panorama de suas finanças.

O Wisecash tem uma interface bem fácil de utilizar e pode ser muito útil para quem está dando os primeiros passos no controle financeiro.

O app está disponível somente para Android.

Como manter as finanças pessoais organizadas

Em nossa rotina, tomamos diferentes decisões que envolvem nosso dinheiro. Quanto menor a nossa organização, maior a chance de gastar o dinheiro sem pensar.

Quando isso acontece, acabamos por comprometer o salário com dívidas ou mesmo terminar o mês com quase nenhum dinheiro. Algumas pessoas ainda recorrem ao cartão de crédito, piorando a situação ainda mais.

Para manter as finanças em dia, precisamos acompanhar cada saída de dinheiro de nossa conta. Para isso, é importante tornar as saídas visíveis por meio de um app, por exemplo.

Ao observar cada gasto que efetua em seu dia, será possível perceber aqueles em que podem ser poupados. Além de criar um hábito mais saudável para sua saúde financeira.

A próxima etapa é começar a pensar em um orçamento para a sua renda, definindo como deverá gastar cada centavo durante o mês.

Se preferir, pode optar por utilizar uma planilha para computador e organizar o seu fluxo de caixa pessoal, como a oferecida pela BM&F Bovespa.

Por fim, com um controle bem definido, será possível começar a planejar uma poupança. Assim dá para criar um fundo de emergência, guardar dinheiro para investir e até mesmo para realizar sonhos.

Quer aprender mais? Confira 10 dicas de como economizar dinheiro e realizar sonhos. Caso precise de uma forcinha para melhorar as finanças da família, aprenda como fazer um orçamento pessoal e familiar!

Controle de qualidade 8 aplicativos grátis para um melhor controle financeiro pessoal COO