CFO: o que é, o que faz e como se tornar um Diretor Financeiro

CFO é a sigla para Chief Financial Officer e identifica o cargo de Diretor Financeiro de uma organização. Este executivo é responsável por todas as ações financeiras da empresa.

Apesar de o CEO (Chief Executive Officer), ou Diretor Geral, estar no topo da hierarquia operacional, o CFO possui grande participação nas decisões de investimentos e na gerência de receitas e despesas.

O CFO é a posição mais elevada dentro do setor financeiro e normalmente a terceira dentro do quadro geral. Ainda assim, o CFO pode se tornar um CEO, como também diretor de operações ou mesmo presidente da empresa, dependendo do formato do negócio.

O que faz um CFO?

O Diretor Financeiro é quem administra as várias estratégias financeiras que fazem parte do negócio, envolvendo também a tesouraria e a contabilidade.

Fica a cargo do CFO as principais tomadas de decisões que envolvem os investimentos que a empresa faz, incluindo a análise de riscos para isso.

Este profissional supervisiona o caixa e todos os movimentos financeiros enquanto acontecem, assim como realiza a busca por capital para investimento nos processos.

Além da situação financeira, o CFO deve conhecer bem o cenário em que a empresa se enquadra e adotar estratégias econômicas e de previsão.

Como se tornar um Diretor Financeiro?

Um CFO possui, além de formações específicas ao cargo, uma longa experiência como controlador e estrategista financeiro. Os diretores financeiros começam a carreira em algum setor como auditores, contabilistas ou gestores financeiros.

Para se tornar um Diretor Financeiro é preciso passar por uma licenciatura em Economia, Contabilidade, Administração ou alguma outra área relacionada às finanças. Outras especializações também devem fazer parte do currículo do profissional, como MBA, mestrado ou até mesmo um doutorado na área.

Saiba também o que é um Chief Executive Officer (CEO).

CFDs - Contracts for Differences CFO: o que é, o que faz e como se tornar um Diretor Financeiro O que é CFOP e consulta de tabela