O que é Marketing Pessoal

O marketing pessoal faz parte de um conjunto de estratégias que auxiliam uma pessoa a cuidar de sua imagem profissional. Este conceito traz o marketing utilizado pelas empresas para o lado pessoal e profissional.

Nesta abordagem o lado pessoal se torna a sua "marca" a ser cuidada e tornada um símbolo da personalidade. Esta é a forma como as pessoas o enxergam e o definem.

Estratégias de marketing pessoal normalmente incluem a criação e posicionamento da imagem pessoal, e engajamento da mesma perante o público-alvo.

Como fazer marketing pessoal

Ao posicionar a sua imagem pessoal perante o público-alvo, é possível adotar estratégias parecidas com as de um produto pelas empresas. Basta pensar na sua imagem e reputação como uma marca, neste caso presente no mercado de trabalho.

O marketing pessoal vai além de trabalhar melhor o que você pode oferecer, como os seus conhecimentos e habilidades, por exemplo. Neste processo deve tratar de se conhecer mais e saber como se divulgar e ser conhecido pelo que oferece.

Buscando no marketing tradicional, você pode utilizar estratégias como reconhecer os seus pontos positivos e negativos e caracterizar o público ao seu redor. Acompanhe algumas destas estratégias logo abaixo.

Análise SWOT

SWOT é um acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português seus elementos são Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças que as empresas identificam nos seus ambientes interno e externo.

Na sua carreira, fazer uma análise como a SWOT pode ajudar a entender os seus pontos fortes e fracos, avaliando como você se compara aos seus concorrentes, e também as oportunidades e ameaças que estão ao seu alcance. Neste último é possível avaliar as tendências que o podem afetar.

Proposta de valor

A proposta de valor é o que diferencia um produto e outro na perspectiva dos consumidores. No contexto pessoal isto significa se tornar ou se manter referência às pessoas a sua volta.

Esta abordagem exige um amplo exercício de autoconhecimento e em perceber como age com o seu público. Entenda quem você é, quais as suas aptidões, experiências e o que tem de melhor a oferecer que os outros não possuem.

Objetivos de marketing

Um exercício comum nas empresas é utilizar o marketing para entender onde se quer chegar considerando ao longo de um certo período. O mesmo serve para a abordagem pessoal.

Com isso é possível enquadrar metas de curto e longo prazo que podem beneficiar o seu perfil, incluindo cursos de formação profissionais ou pessoais.

Medidas de desempenho

O seu desempenho pode ser visto de uma forma quantitativa, assim como fazem as empresas periodicamente. Com isso você pode acompanhar os objetivos que definiu anteriormente. Ao medir o seu desempenho, você consegue acompanhar o ritmo com que seus objetivos são alcançados e, ainda, perceber se tem espaço para fixar mais metas ao seu curto prazo.

Marketing e Networking

O marketing pessoal está cada vez mais comum por conta da competitividade no mercado de trabalho. Isso porque habilidades técnicas muitas vezes são necessárias, mas não suficientes para atingir bons resultados.

Ao criar a sua "marca" pessoal será possível gerir de forma mais adequada a sua rede de contatos, fazendo o seu networking acontecer.

Assim como na gestão da marca de um produto, é preciso entender e planejar a maneira como o profissional é visto pelas outras pessoas.

Publicado em