Market Share

O que é Market Share?

Market Share é a fatia de mercado que uma empresa, produto ou serviço possui, dentro de um determinado período de tempo. Ele é calculado a partir do total das vendas daquele segmento.

Por exemplo, a empresa X produz cervejas e vende 20 mil litros todos os meses. O consumo total de cervejas no seu mercado é de 100 mil litros em um mês. A quota de mercado desta companhia é de 20% do mercado cervejeiro da sua região.

O market share, geralmente apresentado enquanto um índice percentual, ajuda na comparação com a concorrência e dá uma visão real do quanto a empresa pode expandir dentro do segmento, ou se vai tomar como estratégia a conquista de novos mercados.

Também é um ponto importante a ser observado por investidores, tanto pelo potencial da empresa como também do próprio mercado em que atua.

Como calcular o Market Share?

O cálculo do Market Share é baseado nas vendas totais daquele segmento. A empresa interessada em conhecer sua fatia de mercado considera suas vendas em um determinado período e as divide pelas vendas totais, ou seja, da própria empresa e de todas as outras concorrentes, e no mesmo espaço de tempo. O resultado é o percentual de quota de mercado.

Fórmula do Market Share

Também é importante definir o mercado, se é local ou global, pois esta dimensão vai interferir no market share. Empresas multinacionais devem aplicar o conceito em mais de um mercado a fins de compreender a participação e aceitação de seus produtos em nível regional, nacional e mundial.

No caso de crescimento do mercado em que atua, o market share deve acompanhar. Se o mercado está expandindo e a participação da empresa não, é sinal de que a concorrência está ganhando espaço.