Spin off

O que significa Spin Off?

Spin Off é uma empresa derivada de outra, uma companhia independente que nasceu dentro de outra pessoa jurídica. Pode também ser conhecido como derivagem e constitui um tipo de cisão de empresas.

No mercado da tecnologia, Spin Off designa novos negócios que desenvolvam produtos ou serviços a partir depesquisas e ideias criadas na empresa-mãe.

A companhia controladora continua tendo ações e/ou direitos sobre os resultados da spin off. O objetivo mais comum para adotar este tipo de estratégia de negócio é investir em novos mercados ou oportunidades sem que a empresa-mãe perca o foco em sua core competence.

Vantagens e Desvantagens da Spin Off

É realizada a spin off no caso de negócios que ofereçam maior rentabilidade independentes do que ligados à uma grande corporação.

Pode funcionar como uma estratégia para melhorar o desempenho da companhia no mercado de ações. As ações da spin off são oferecidas aos acionistas da controladora com desconto e dão maior retorno do investimento.

Por outro lado, as ações tendem a ser mais voláteis e com performances ruins em mercados frágeis.

Diferença Spin Off e Startup

Tanto uma spin off como uma startup se desenvolve a partir de uma ideia inovadora, a diferença é de onde parte a concepção.

No caso da spin off, o projeto é derivado de uma organização já formada, seja uma empresa (Spin Off Corporativo) ou universidade (Spin Off Acadêmico).

A startup pode surgir da ideia de um empreendedor independente. O que acontece, muitas vezes, é que este empreendedor sozinho não tem capital suficiente para investir no projeto, e acaba vendendo-o para uma empresa que passa a ser a controladora.

A partir desta manobra, a start up vira uma spin off, e a organização que comprou a ideia é a empresa-mãe. Isto também acontece com a cedência de tecnologias entre a controladora e a nova empresa, que possibilitem o desenvolvimento da inovação proposta.

Você também pode se interessar por Startup.