O que é Networking

O que é Networking?

Networking é um termo em inglês que indica a relação entre um indivíduos ou grupos que compartilham interesses pessoais ou profissionais e realizam a troca de informações e de influências.

Este contato entre pessoas se desenvolve por meio de uma relação comum que existe entre os indivíduos, como através da faculdade, do trabalho ou do próprio ambiente de negócios.

Uma forma comum de promover a rede de contatos profissionais ou comerciais acontece por meio de eventos ou encontros de grupos de interesse.

Para que serve o Networking

O networking consiste em construir relações informais que acabam por auxiliar nas atividades principais por meio das vantagens que se consegue no acesso a recursos.

Para profissionais ou mesmo empresários, manter ou aumentar a rede de contatos é importante por formar um apoio ao sucesso na carreira ou na empresa.

Uma rede bem formada permite estar sempre ativo entre o meio dos negócios, com parceiros que podem ser estratégicos para a manutenção do empreendimento.

Com este método existe um aumento da visibilidade do profissional que auxilia o contato com os parceiros e clientes, aumentando também a visibilidade para as oportunidades que surgem.

Como possuir e manter uma boa rede de contatos

Para se fazer um network de maneira correta é preciso ter a volta do negócio ou mesmo da carreira, pessoas que são estratégicas aos objetivos habituais.

É possível, por exemplo, participar de workshops ou eventos da área e oferecer uma boa apresentação, que pode funcionar como uma "moeda de troca" no momento de conhecer novos parceiros.

Além disso, é preciso estar em constante contato com estes parceiros e estar atento à novas oportunidades que possam agregar valor à carreira ou ao negócio.

Por vezes também pode ser complicado participar de encontros com estes parceiros. Ainda assim, existem outros meios, como as redes sociais, e-mails ou mesmo telefonemas, que podem auxiliar na manutenção da rede.

Net Sales O que é Networking Network Marketing