Network Marketing

O Network Marketing (NWM), Marketing de Rede, é um modelo de negócios em que é preciso uma rede de distribuidores para o crescimento e fidelização de clientes, como no Marketing Multinível.

Considerado como uma forma de venda direta, o NWM é uma estratégia de marketing para que produtos ou serviços de uma marca sejam vendidos aos clientes certos.

Este método oferece oportunidades de negócios para quem procura ter um trabalho com horários flexíveis e independente.

Como funciona o Network Marketing

O Marketing de Rede normalmente requer um investimento inicial por parte do vendedor, que forma a sua rede de clientes e distribuição.

Estes vendedores tornam-se agentes independentes da marca, criando e fidelizando novas redes de clientes para a empresa.

Normalmente, existem níveis de atuação para cada vendedor, onde existem aqueles que distribuem e criam uma rede com outros vendedores, onde em casos de insucesso acabaram por gerar os conhecidos "esquemas de pirâmides".

Ainda assim, o Marketing de Rede permite que existam bons negócios, principalmente onde a venda é feita de forma direta a clientes que estão em volta do vendedor.

Uma empresa deste ramo, com boa reputação, repassam os produtos aos seus vendedores autônomos com preços tabelados, e distribuem os lucros a cada venda ou conforme distribuidores são recrutados.

Para exemplos de negócios deste tipo, podemos listar empresas como as americanas de cosméticos Mary Kay e Avon.