Controle de qualidade

O controle de qualidade é uma medida adotada nas organizações visando a melhoria e a padronização de seus processos, assegurando a qualidade de seus produtos ou serviços.

Em muitas empresas, essa qualidade é gerenciada por setores próprios para a função e que possuem abordagens cada vez mais avançadas na gestão dos processos e do resultado final, como pela Gestão da Qualidade Total (TQM)

Você pode saber mais sobre o que é a Gestão da Qualidade.

Controle de qualidade industrial

O controle de qualidade é uma gestão muito comum em empresas industriais para a definição e padronização dos produtos produzidos. Esse setor atua desde a criação de um projeto, até o produto final.

A partir do projeto, em uma industria, os gestores interveem para que os processos de fabricação sejam os mais corretos e as características estejam dentro das conformidades.

Quando existem defeitos de fabricação, o produto fica reconhecido como "não conforme", ou seja, não cumpre os requisitos especificados no projeto. Neste caso, o produto pode ser reformulado ou descartado, evitando que um cliente possa comprar este produto.

O controle da qualidade é necessário não só para que um produto seja atrativo no mercado, mas para que também não prejudique o consumidor final. Este é o principal caso das indústrias de alimentos e de medicamentos.

Controle de qualidade de alimentos

O controle de qualidade nas indústrias alimentícias busca por aplicar as melhores técnicas de mantimento e apresentação dos alimentos aos consumidores, que inclui a segurança desde a estocagem de matéria-prima.

O objetivo deste tipo de gestão é acompanhar e treinar os colaboradores que participam dos processos da empresa e o cumprimento das normas de vigilância sanitária impostas.

Para a garantia da qualidade dos alimentos existem profissionais próprios, como o engenheiro de alimentos.

Controle de qualidade de medicamentos

O controle de qualidade de medicamentos é essencial, pois é um produto diretamente ligado à saúde pública. 

Por se envolver em características químicas, este tipo de produção necessita de supervisão desde a estocagem de matéria-prima, acompanhamento dos processos e inspeção dos remédios como produto final, como nos casos dos alimentos.

O controle é feito principalmente a partir de testes em amostragens, que seguem especificações para a liberação dos medicamentos aos consumidores. No caso do Brasil, a agência reguladora desta qualidade é a Anvisa.

Certificados e normas de qualidade

Para melhores garantias da qualidade, tanto para os consumidores quanto aos produtores, existem órgãos nacionais e internacionais que regulam a qualidade nas empresas.

Entre os principais exemplos estão as normas ISO 9000 e ISO 9001, que especificam as regras para implementação da qualidade e certificam as empresas que as seguem.

Você também pode ter interesse sobre Indicadores de Desempenho.

Contrato Social Controle de qualidadeCOO