O que são indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho servem para que uma empresa possa visualizar a performance de cada setor, como forma de acompanhar os objetivos traçados pelo planejamento estratégico, analisando o que já foi alcançado e o que precisa ser ajustado para atingir as metas.

O desenvolvimento de uma organização pode ser fortemente influenciado pela demonstração destes indicadores, que devem ser utilizados nas diferentes atividades que agregam valor ao negócio. Com essas análises, também é possível conhecer os pontos de melhorias, necessários em cada processo.

Exemplos de indicadores de desempenho

Uma empresa pode analisar de diferentes formas, os níveis de desempenho, em seus setores, com as medidas que forem necessárias. O mais importante é que os indicadores devem refletir as metas da organização, facilmente apresentados por meio de quadros, gráficos, fluxogramas ou outro dashboard.

O tipo de medição mais usado, é por meio dos Indicadores-chave de Desempenho, mais conhecidos como KPI (Key Performance Indicator).

Indicadores-chave de desempenho - KPI

Os KPIs analisam as performances detalhadas de cada processo em uma empresa, apresentados de uma forma mais simples e direta, diferentemente dos indicadores para estratégia geral, mais complexos e de análise global da organização.

Esses indicadores são apresentados aos colaboradores da empresa, de forma que contenha fácil entendimento e acessível para que todos cumpram suas funções de acordo com as metas estabelecidas.

Os indicadores são apresentados como formas de medidas de desempenho da organização, demonstrados de diferentes formas, como:

  • Indicadores quantitativos: números a serem alcançados, como por exemplo a quantidade a ser produzida em uma produção;
  • Indicadores qualitativos: qualidade dos produtos ou serviços;
  • Indicadores de capacidade: demonstrativo do máximo que se consegue alcançar ou o que pode ser aumentado;
  • Indicadores de produtividade: também relacionado com a confiabilidade que a empresa passa, por exemplo com as entregas feitas em períodos dentro ou fora dos prazos.

Para melhor utilização destes indicadores, é necessário estabelecerem também, metas de desempenho a efeitos de comparações, ou seja, efetuar "julgamentos" do desempenho da empresa. Entre as abordagens mais aplicadas estão:

  • Metas históricas: comparação de desempenho atual com desempenhos anteriores;
  • Metas estratégicas: estabelecidas para refletir o nível de desempenho a ser alcançado;
  • Metas de desempenho externo: presentes na participação da empresa no mercado que participa, como exemplo as metas de vendas.

A junção de todos os indicadores, por meio de metas estabelecidas de uma empresa, apresentam os pontos de estratégias principais (chave), podendo aumentar o desempenho da organização como um todo.

Indicadores de desempenho organizacionais

Estes indicadores são utilizados como KPIs em uma empresa, para o gerenciamento organizacional em cada setor que ela possui, e a aplicação de estratégias de trabalho ou melhorias.

Os setores mais comuns que utilizam são:

Logístico: refletem os objetivos em toda a parte logística, principalmente em empresas que este setor é responsável pela atividade principal, como exemplo as transportadoras.

Financeiro: procuram estar em contato com a realidade financeira por parte das vendas, como também o controle de custos. Por meio da análise financeira, é possível estudar a viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio.

Produção: utilizam, principalmente, os indicadores de produtividade. A eficiência de um setor produtivo pode ser encontrada pela análise de toda a funcionalidade envolvida, desde a capacidade de produção (se está sendo alcançada), até mesmo, a quantidade de retrabalhos ou desperdícios são apresentados.

Você também pode saber mais sobre os KPIs.

Index O que são indicadores de desempenhoO que são índices de liquidez?