Índice Beta

O Índice Beta, ou Coeficiente Beta, é uma medida utilizada em finanças que relaciona a sensibilidade de um ativo dentro de uma carteira de investimentos.

Este índice teórico é utilizado para se colocar em evidência o comportamento do ativo no mercado financeiro, durante um certo período de tempo, através de seu nível de risco.

Além de correlacionar o investimento dentro de uma carteira, o beta também permite identificar a direção que a rentabilidade do ativo varia, frente a alterações de um índice do mercado, como o Índice Bovespa, por exemplo.

Como o índice beta é calculado

O coeficiente calculado pelo beta é feito através de um rácio entre a variação da rentabilidade de um ativo ou título que se quer analisar, com a variação da rentabilidade de todo o mercado.

De forma simplificada, a fórmula considera a divisão das duas variações:

Fórmula para calcular o beta

ΔRa - variação no valor do ativo ou título;
ΔRm - variação do índice de mercado, como o Ibovespa.

É possível, ainda, calcular o beta pela covariância entre a rentabilidade do portfólio com o ativo, dividida pela variância da rentabilidade da carteira. 

Já o beta de um portfólio inteiro, pode ser representado pela média ponderada de todos os ativos que o compõe. 

Qual o significado dos valores do beta

β maior que 1

Significa que o ativo é de alto risco, pois sua rentabilidade varia mais que o proporcional ao mercado. Isto indica que, em variações positivas, o investimento rende mais que o índice do mercado, mas do contrário, a variação negativa também pode ser maior.

Por exemplo: aumento do "Ra" em 5% e "Rm" em 3%, ou uma queda do "Ra" em -5% e "Rm" em -3%, em que resultam no beta igual a 1,66.

β menor que 1

Significa que o ativo é de baixo risco, pois sua rentabilidade varia menos que o proporcional ao mercado. 

Por exemplo: aumento do "Ra" em 2% e "Rm" em 6%, ou uma queda do "Ra" em -2% e "Rm" em -6%, em que ambos resultam no beta igual a 0,33.

β igual a zero

Pode indicar que o ativo é indiferente às variações do mercado, ou pouco associado, podendo acontecer em caso de variações positivas ou negativas do índice de mercado, mantendo constante a rentabilidade do ativo.

β negativo

Um beta negativo indica um ativo que rende em direção oposta ao mercado, como o caso de metais preciosos que se valorizam em épocas de crises financeiras.

Por exemplo: variação positiva do ativo em 5% e negativa do índice do mercado em -3%, resultando no beta igual a -1,66.

Beta utilizado no CAPM

O Capital Asset Pricing Model (CAPM), é um modelo que calcula o retorno que deve ser esperado de um ativo, com base nas características financeiras deste investimento, sendo o beta uma delas.

O CAPM considera, além do beta, a taxa de rendimento de um ativo sem risco, que define o mínimo a esperar pelo rendimento do ativo investido, e a taxa de rendimento de mercado "Rm".

Exemplo

Considerando um título sem risco com taxa de rentabilidade de 5% e um beta de 1,2 com taxa de rentabilidade do mercado (Rm) em 8%, a rentabilidade esperada deve ser de:

E(Ra) = 5% + 1,2 x (8% - 5%)
E(Ra) = 9,8%

Ou seja, a rentabilidade que se deve esperar para o ativo investido com beta de 1,2 é de 9,8%.