O que é CAPM

Capital Asset Pricing Model (CAPM), ou Modelo de Precificação de Ativos Financeiros, é um método que procura analisar a relação entre o risco e o retorno esperado de um investimento.

Este modelo busca calcular um equilíbrio entre o risco e a rentabilidade e, com isso, atribuir uma precificação aos ativos com risco de uma carteira de investimentos.

Além do investimento em ativos financeiros, o CAPM também permite identificar o valor de um projeto, como em um processo produtivo, por exemplo.

Como é calculado o CAPM

O cálculo do CAPM leva em consideração a parte dos riscos do investimento, com a parte livre de riscos, ou menos arriscada possível.

A fórmula do CAPM é a seguinte:

Fórmula retorno esperado CAPM

Sendo E(R) o retorno esperado que o modelo CAPM busca calcular, enquanto os outros componentes são:

  • Rf - taxa de juros livre de risco;
  • β - Índice Beta, que indica o risco associado ao investimento;
  • Rm - taxa de remuneração do mercado.

Para a taxa livre de risco é considerada uma taxa de rendimento de um investimento sem risco, como a poupança ou do Tesouro (Selic). Este valor representa o mínimo a considerar para o retorno esperado.

O modelo utiliza também a rentabilidade do mercado como um todo. É possível, neste caso, utilizar a rentabilidade do Índice Bovespa no período selecionado.

O Beta é um índice que relaciona a direção que um investimento toma conforme variações no mercado, ou seja, o risco do investimento comparado a variações na Bovespa, por exemplo. 

Para calcular o Beta utilizamos a variação conjunta da rentabilidade do investimento com o mercado. Para isso utilizamos a covariância entre estes dois rendimentos, dividindo pela variância do mercado.

O Beta utilizado no CAPM é positivo já que procura analisar investimentos que acompanham os riscos do mercado.

Você pode saber mais sobre como o Índice Beta é calculado.

Exemplo de cálculo

Para uma taxa Selic, considerada como a livre de risco, de 6,5%, com uma taxa de remuneração do mercado de 12%, e um Beta de 1,2, temos:

E(R) = 0,065 + 1,2 x (0,12 - 0,065) = 0,131

Ou seja, o retorno esperado para o investimento deve ser de 13,1% dentro das condições estabelecidas.