Quais são os setores de uma empresa?

A divisão de tarefas é a chave do sucesso para qualquer organização. Enquanto nas pequenas empresas, muitas vezes, apenas uma pessoa pode ser suficiente para realizar um tipo de tarefa, nas empresas maiores, podem ser necessários departamentos específicos para isso.

Os setores de uma empresa variam de acordo com o tamanho e o tipo de atividade que ela executa. A forma como as áreas funcionais se articulam depende do organograma da empresa. Apesar das particularidades, há algumas funções que são essenciais para uma boa gestão. Se não existir em uma empresa um departamento próprio para alguma dessas áreas, em geral ela estará absorvida por outro setor.

Confira, abaixo, a lista dos principais departamentos de uma empresa e suas funções.

Setor administrativo

O setor administrativo é o coração da empresa. Ele é responsável pelo planejamento estratégico e pela gestão das tarefas, coordenando e fiscalizando os demais setores e fornecendo os dados necessários para a tomada de decisões pelos executivos da companhia.

Em empresas menores, o departamento administrativo pode absorver outras áreas essenciais da administração geral, como o setor de recursos humanos e o setor financeiro.

Setor financeiro

O departamento financeiro é aquele que administra os recursos de uma empresa. Ele faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além da gestão de contas e impostos, do planejamento financeiro da companhia e da divulgação de seus resultados.

A função do departamento financeiro é garantir recursos para que a empresa possa cumprir seus objetivos, mantendo-se ativa e competitiva e garantindo não apenas lucros imediatos, mas também no longo prazo.

Em muitas empresas, o departamento financeiro é separado do setor contábil. Nesse caso, o departamento de contabilidade cuida das tarefas mais do dia a dia, como o fluxo de caixa, as contas a pagar e todas as movimentações de ativos e passivos.

Nesse caso, o setor financeiro assume as funções mais estratégicas, como a análise dos resultados e os investimentos.

Setor de recursos humanos

O departamento de recursos humanos é o responsável pelo recrutamento do pessoal e pela gestão de pessoas. Ele busca soluções para conflitos, controla os horários de entrada e saída dos trabalhadores, as horas extras e estabelece políticas para a retenção de talentos, dentre outras funções.

O setor de RH tem como foco, portanto, o cliente interno da empresa, ou seja, o seu conjunto de funcionários. Cabe ao departamento de RH estabelecer políticas de motivação e treinamento, pensar em planos de carreira e promoções e trabalhar para melhorar as relações entre as equipes e a qualidade de vida dos colaboradores.

Setor comercial

Também chamado de departamento de marketing, o foco do setor comercial é nos clientes externos da empresa. Ele é o responsável pelas vendas, garantindo a geração de receitas para a empresa.

Para isso, o departamento comercial precisa se preocupar em conhecer os clientes da companhia para satisfazer suas necessidades. Esse setor é o responsável por criar as estratégias de divulgação e definir as formas de vendas mais adequadas para alcançar o público-alvo, além de fidelizar a clientela já conquistada.

Setor operacional

O departamento operacional, que em alguns casos pode ser chamado de setor de produção ou de setor técnico, é o responsável por administrar todo o processo de transformação dos insumos no produto final.

Ele controla a entrada e o consumo de matérias-primas, dá suporte logístico, faz a gestão do uso e da manutenção das máquinas e equipamentos e acompanha os níveis de produtividade da empresa.

Sua função é garantir que a operação transcorra sem imprevistos, tendo como meta garantir que a empresa obtenha a maior produção possível aplicando o mínimo de recursos.

Saiba mais sobre o departamento financeiro. Você também pode ter interesse em gestão, planejamento e marketing.

O que é risco nos investimentos? Quais são os setores de uma empresa?Significado de broker