Setor Primário: o que é, características e exemplos na economia

Leonardo Pereira
Leonardo Pereira
Economista

O que é setor primário

Setor primário é uma das divisões da economia em setores. Este é representado por áreas da economia onde se extrai ou produz matérias-primas e produtos naturais. Alguns exemplos são a agricultura, pesca, pecuária, silvicultura ou extrativismo. Em geral, a representatividade deste setor é dada pela agropecuária.

Atividades do setor primário possuem maior peso em economias emergentes ou menos desenvolvidas. Em países ou regiões onde isso acontece uma maior parcela da população depende das atividades deste setor e a tecnologia é pouco avançada.

Já em economias que passaram pelo processo de desenvolvimento, inicialmente presenciaram o aumento do setor secundário e, após, do terciário. Respectivamente, representam a indústria e os serviços. Atualmente considera-se um nova divisão do terciário em Setor Quaternário, representado pelos serviços de pesquisa e inovação.

A divisão da economia em três setores foi proposta inicialmente pelo economista Colin Clark.

Características do setor primário

O setor primário é caracterizado por atividades que envolvem a extração e colheita de produtos naturais produzidos na Terra. Tradicionalmente faz parte das atividades essenciais e de início da cadeia produtiva na economia.

Empresas e negócios deste setor normalmente utilizam do uso de recursos naturais para a venda a consumidores ou outras empresas. Por exemplo, na agropecuária um conjunto de técnicas permite produzir alimentos de origem animal e vegetal, como a soja, milho, carne, leite, entre outros.

Outra área importante deste setor surge com a extração mineral e vegetal, da mesma forma caracterizada pela utilização de técnicas para a retirada de componentes na natureza. Esta parte do setor primário permite, por exemplo, oferecer matéria-prima para a produção industrial (setor secundário).

Exemplos

Como foi visto, o setor primário compreende atividades que se envolvem com produtos gerados na natureza, tais como:

  • Agricultura e pecuária (agropecuária)
  • Silvicultura
  • Extração de petróleo e gás natural
  • Extração de minério de ferro
  • Caça e pesca

Entre exemplos de atividades do setor primário, consideramos produtos analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) produzidos na Agropecuária. Veja abaixo:

análise setor primário através da agricultura, IBGE
Valor da Produção na Agricultura em 2020 - Imagem: IBGE
análise setor primário através da pecuária, IBGE
Valor da Produção na Pecuária em 2020 - Imagem: IBGE

Atualmente, atividades em empresas neste setor respondem por menos de 10% do Produto Interno Bruto e do emprego no Brasil.

Leonardo Pereira
Leonardo Pereira
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2022), em Portugal
Setor administrativo Setor Primário: o que é, características e exemplos na economia Setor Secundário: saiba o que é e veja exemplos de atividades