Index

Índice de Valores

Index é um Índice de Valores, utilizado no mercado financeiro como um indicador de desempenho de um determinado grupo de ações listadas.

Cada index possui seu próprio meio estatístico de calcular o valor das ações, que serve como base para estimar a performance. Esse cálculo é geralmente dado pela média ponderada de amostras representativas das ações listadas.

Diferentes metodologias são utilizadas por cada index para estabelecer seu cálculo, e diferentes valores de base. O resultado do cálculo estatístico do index é um percentual, que vai determinar as variações de preço daquele grupo de ações.

A alteração percentual dos index é o mais importante a se observar do que os números reais, já que são as variações de preço que mostram as tendências no mercado e atraem a atenção de agentes e investidores.

Os derivativos financeiros baseados em índices são chamadas de opções index.

Principais Index

Um dos Index mais famosos é o Standard & Poor's 500, conhecido também por S&P 500, com ações do mercado norte-americanos. Já o index Stardard & Poor's 100 trata de ações globais. Nos EUA ainda há o índice Dow Jones, NASDAQ-100, entre outros. Na Ásia, o mais relevante é o Nikkei 225, da Bolsa de Valores de Tóquio. A Europa tem entre os maiores índices o DAX-30 de Frankfurt e o FTSE 100 de Londres.

Existem índices regionais, por países, e até por mercadoria, como os relativos aos mercados de metais preciosos e industriais. No Brasil, o índice mais representativo do mercado financeiro nacional é o Índice Bovespa, ou Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo.