Ibovespa

O que é Ibovespa?

Ibovespa é o índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, a BM&F BOVESPA. O IBOV, sigla do índice, é uma espécie de carteira de investimentos teórica, em que são listadas as ações mais negociadas da bolsa paulista, que acabam por ser as companhias nacionais mais relevantes no mercado financeiro brasileiro.

Estão listada no Ibovespa ações de companhias como Petrobrás, Vale, Gerdau, BR Foods, Banco do Brasil e Itaú. Existem alguns critérios para a inclusão de ações no Ibovespa, que envolvem participações maiores à 0,1% no mercado, presença em ao menos 95% dos pregões, e não ser uma penny stock, ou seja, inferior a R$ 1 (um real). Empresas em recuperação judicial e extrajudicial ou intervenção também estão excluídas.

O Ibovespa existe desde 1968 como um reflexo da performance das principais ações nacionais e os ativos de alta negociabilidade. O índice IBOV não é um ativo a ser negociado, mas existe um fundo, o ETF - Exchange Traded Fund, que espelha a listagem deste índice. Assim o investidor que faça a adesão ao fundo passa a possuir uma carteira com a mesma proporção e valores que o Ibovespa.

A cotação em tempo real do Ibovespa pode ser acompanhada no site da BM&FBovespa.

Você também pode ter interesse em Index - Índice de Valores.