Home Office

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O que é Home Office?

Home Office é um regime de trabalho feito remotamente. Há empresas que incentivam este tipo de trabalho, permitindo que seus colaboradores façam algumas horas desta maneira, que pode ser na casa do trabalhador ou até mesmo em outros lugares fora da companhia, como cafés, parques, etc.

Na maior parte das vezes, quem trabalha neste formato é profissional autônomo, ou está iniciando seu próprio negócio. Alguns trabalhos são mais comumente encontrados no regime de home office. Profissionais de áreas como a Tecnologia da Informação e a Comunicação são os que mais utilizam deste recurso, por atuarem em funções que podem ser feitas remotamente sem que prejudique o andamento do projeto.

Vantagens e Desvantagens do Home Office

À primeira vista, a ideia de trabalhar de casa é muito sedutora. Mas nem todos os perfis profissionais se enquadram neste formato, não só pela natureza da função, como da postura do colaborador. É preciso disciplina e encontrar diferentes formas de motivação.

Antes de dar o primeiro passo para trabalhar em home office, o trabalhador pode elencar o que para ele são vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Trabalhar em casa é econômico: não há gastos com aluguel de um escritório (no caso dos autônomos ou empreendedores), a alimentação pode ser feita exclusivamente em casa e não há gastos com transporte e até mesmo roupas.
  • Menos impostos: dependendo do ramo de atividade e da faixa de rendimentos, quem quiser empreender de casa pode ser formalizado pelo regime do Microempreendedor Individual, pagando apenas a taxa fixa mensal unificada.
  • Poupa-se tempo: não há tempo perdido com deslocamentos, pois o trabalhador está há poucos passo da cama até a mesa de trabalho.
  • Há maior autonomia e privacidade: o trabalhador gerencia seu tempo e suas demandas, sem superiores ou colegas cobrando ao lado.
  • Proximidade da família. Para quem tem filhos pequenos, parece ser uma boa solução para ficar perto.

Desvantagens

  • Trabalhar em casa exige estrutura: uma internet de qualidade para se comunicar com o cliente e/ou escritório, mesa e cadeira confortáveis, além de infraestrutura básica: luz, água, e etc.
  • Exige planejamento financeiro: há mais gastos básicos na casa e no caso dos empreendedores, não há a estabilidade de um emprego de carteira assinada, tudo depende das flutuações dos clientes.
  • Perde-se tempo: em casa é mais difícil gerenciar o tempo. Aparecem distrações com mais frequência, além de situações relativas à casa e não esperadas.
  • A auto-suficiência, se não bem gerenciada, pode levar à insuficiência. É preciso organização da parte do escritório e do trabalhador para que este não fique afogado nas demandas, ou sem fazer nada, ou ainda isolado.
  • As demandas da família tomam conta de todo o tempo. Estar em casa não significa estar disponível, é preciso deixar isto claro para todos.
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.
Holding Home Office Ibovespa