Core Business

Core Business é o negócio central da empresa. É a atividade primária, aquela em que a companhia é especialista e sobre a qual deverá centrar seus esforços, do ponto de vista estratégico.

Normalmente, o core business é a atividade com maior peso entre as desempenhadas, ou seja, com maior participação no faturamento. Também pode ser a operação original, na ocasião de sua fundação, em organizações que foram expandindo escopo com o tempo.

O sucesso ou fracasso de uma corporação pode ser associado ao entendimento de seu core business. Manter-se focado na área de expertise é a estratégia mais frequente, evitando ampliar demasiadamente as atividades. Uma alternativa para crescer sem se distanciar do core business é o outsourcing, a terceirização de atividades não centrais para a empresa.

Exemplos de core business

Core Business Natura

No core business da Natura está o desenvolvimento de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal utilizando de estratégias de responsabilidade social corporativa. Ser sustentável não é só a missão da Natura, mas está em seu core business por ser o que a diferencia da concorrência.

Core Business Coca-Cola

Para a Coca-Cola, seu core business é a produção, venda e marketing de algumas das bebidas mais amadas do mundo. Ao incluir a expressão "mais amadas" no negócio central, a companhia já indica caminhos para o seu negócio. Isto é fundamental para conduzir a estratégia em toda a empresa e principalmente nos três focos: produção, venda e marketing, áreas em que a Coca-Cola trabalha com afinco para exercer excelência.

Core Business McDonald's

O McDonald's tem como core business entregar ao consumidor boa comida, em pouco tempo e a preços baixos, mantendo sempre a cultura da marca McDonald's.

Como identificar o core business?

De forma estratégica, o empresário pode pensar o seguinte roteiro de questões para identificar qual o core business da sua empresa:

  • O que mais atrai os clientes à empresa?
  • Quem são os principais consumidores?
  • O que a empresa faz melhor do que a concorrência?
  • Que inovações a empresa leva ao mercado?
  • Quais são os serviços/produtos campeões de vendas?
  • Qual a área mais rentável?
  • Quem é quem no comando na empresa e porque aquelas pessoas estão lá?

Diferença entre core business e core competence

Outro conceito que auxilia na gestão do core business é core competence, que pode ser traduzido como competência central da empresa. Representa aquela função que é realizada com excelência pela organização, como o uso de tecnologias, por exemplo.

O que o difere do core business é que não se trata da atividade empresarial, são competências únicas que se tornam estratégicas para o negócio. Existem três indicadores de uma competência central: o quão difícil é para a concorrência a sua reprodução; quantos mercados podem ser acessados com esta função; e o quanto contribui para o produto final.

Você também pode se interessar por Core Competence.