Core Competence

O que é Core Competence?

Core Competence é aquilo que a empresa faz de melhor. Por ser traduzido como como competência central, e representa a função de maior excelência na organização, que mais agrega ao consumidor e marca o diferencial frente à concorrência.

A definição das core competencies permite à gestão da empresa focar naquilo que ela faz de melhor, e dá abertura para a terceirização de outras áreas. As funções do negócio que não estiverem ancoradas na core competence podem ser terceirizadas, se for economicamente válido. Pois uma empresa não precisa, e nem deve, tentar ser a melhor em tudo, sob o risco de comprometer aquilo em que ela é realmente superior.

Recomenda-se aos empreendedores que, ao lançar um novo negócio, identifiquem e então foquem em sua core competence como forma de ganhar reconhecimento de marca e fixar participação no mercado.

Como identificar a Core Competence?

Para identificar a Core Competence de uma empresa, o gestor deve se fazer a seguinte pergunta:

O que a nossa organização faz de melhor?

As respostas para esta questão oferecem uma ideia de qual é a Core Competence. Passa-se então a sistematizar o que surgiu do questionamento, e ver se preenchem os requisitos para ser a competência central. Uma função desenvolvida pela empresa deve apresentar três requisitos para se enquadrar enquanto Core Competence:

  • Potencial de ampliar a variedade de mercados

  • Benefício ao consumidor 

  • Dificuldade de reprodução pela concorrência

Depois de identificar a core competence, o gestor ainda deve se perguntar, de forma a reestruturar a estratégia da companhia em torno de determinadas competências:

  1. Quanto tempo a empresa consegue preservar a competitividade sem controlar esta core competence?

  2. O quão importante é esta core competence em termos de benefício ao consumidor?

  3. Que oportunidades serão desperdiçadas se a empresa perder esta competência?

Exemplos de Core Competence

Core Competence Wal-Mart

A Core Competence do Wal-Mart, por exemplo, é a redução dos custos da operação. A companhia consegue reduzir ao mínimo as despesas, assim como a margem de lucro. Desta forma garante o menor preço possível para o consumidor e um alto volume de vendas. O que mantém o negócio rentável é justamente este volume, que também é vantagem competitiva frente à concorrência no momento da negociação com fornecedores.

Core Competence da Coca-Cola

Na Coca-Cola, a core competence é o sabor único do produto e o branding construído em torno da marca. São duas competências que não conseguem ser reproduzidas pela concorrência em mais de um século de existência da companhia.

Diferença entre Core Competence e Core Business

O core business é a atividade empresarial na qual a empresa está centrada, ou seja, é a decorrência da core competence adequada à estratégia de negócio.

Depois de identificada a vantagem competitiva intrínseca ao serviço ou produto oferecido, a core competence, a gestão deve voltar a atividade da companhia ao seu desenvolvimento e aprimoramento. Esta atividade é o core business, é fazer da core competence um negócio rentável.