O que é Credit Scoring

O Credit Score é uma medição feita por bancos ou financeiras para medir os riscos em conceder algum crédito, analisando o histórico da pessoa que pediu emprestado.

Esta pontuação de crédito é utilizada para perceber se o tomador de crédito possar ser um potencial inadimplente no reembolso do dinheiro emprestado.

Como funciona o Credit Scoring

Para analisar o credit score, os bancos ou financeiras utilizam uma base de dados do tomador de crédito que envolvem os dados pessoais e os rendimentos mensais, além de protestos, ações judiciais ou outras dívidas em aberto.

Para facilitar a análise é possível recorrer à organizações que tratam das informações de diferentes consumidores, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou a Serasa Experian, por exemplo.

Em caso de concessão de crédito para empresas, é comum a análise de documentos contábeis que indicam o andamento das atividades da empresa e a viabilidade da concessão do crédito.

A análise consiste em perceber qual a probabilidade do devedor deixar de pagar a sua dívida, influenciando na decisão se o empréstimo deve ser concedido, ou ainda, na taxa de juro.

Como melhorar o Credit Score

Para ser um consumidor com uma pontuação boa, além de manter as contas sempre em dia, é preciso demonstrar um bom comportamento enquanto tomador de crédito.

Para isso, é possível medir o peso de cada prestação dentro do orçamento, contando com uma reserva para imprevistos, além de manter sempre atualizado o valor da renda com as instituições de crédito.

Além disso, o excesso na utilização de crédito pode demonstrar algum descontrole por parte do utilizador, principalmente quando o limite do cartão de crédito é sempre utilizado, o que deve ser evitado.