Matriz de Responsabilidades (Matriz RACI)

A Matriz de Responsabilidades, também conhecida como Matriz RACI, é uma ferramenta de gestão de pessoas que distribui tarefas entre os colaboradores no gerenciamento de um projeto, facilitando a comunicação dentro da empresa e otimizando o uso dos recursos humanos.

A matriz permite mapear e visualizar de forma simplificada os responsáveis por cada etapa de um projeto. Ela permite uma divisão mais clara das tarefas, tornando mais fácil saber quem ficou responsável por fazer o quê. Também impede que alguma tarefa fique sem um responsável.

A matriz também garante que todo mundo que deve acompanhar o projeto será lembrado, uma vez que lista quem precisa ser consultado ou informado sobre seu andamento. Além disso, a forma como ela permite visualizar a distribuição de tarefas ajuda ainda a fazer uma partilha mais justa das atribuições.

Como montar uma Matriz de Responsabilidades?

Essa ferramenta consiste na criação de uma tabela simples, na qual são colocados os nomes dos colaboradores no alto das colunas. Nas linhas são indicadas todas as etapas do projeto em curso.

No cruzamento entre as linhas e as colunas, é colocada uma ou mais letras correspondentes à responsabilidade daquela pessoa naquela etapa do projeto. Existem quatro letras possíveis para preencher a tabela que, juntas, formam o acrônimo RACI:

O que significa a letra R?

A letra R é a abreviação de responsável (responsible, em inglês) e corresponde à pessoa que executa a atividade.

O que significa a letra A?

A letra A significa autoridade (accountable) e indica aquele que deu a ordem do serviço. A autoridade é quem será cobrado pelo bom andamento do processo.  

O que significa a letra C?

O C é o consultor (consulted), que é alguém que deve ser consultado, participando das decisões ou da execução da atividade. Os consultores são todos aqueles que podem, por exemplo, dar dicas, sugerir ajustes ou fornecer opiniões visando melhorar o resultado final.

O que significa a letra I?

O I corresponde a informado (informed) e indica que determinada pessoa precisa ser avisada sobre algo em relação à atividade, incluindo seu início ou conclusão.

Dicas para o uso da Matriz de Responsabilidades

  • Desmembre o projeto em todas as suas possíveis etapas, a fim de deixar mais clara a divisão de tarefas.
  • Tome cuidado para não esquecer nenhuma etapa necessária para a conclusão do projeto.
  • Para cada etapa, deve ser indicado pelo menos um responsável.
  • Todas as etapas também precisam ter uma autoridade. Não deve se indicar mais do que uma autoridade para cada atividade.

O que é responsabilidade na gestão?

No mundo corporativo, o conceito de responsabilidade corresponde à obrigação de um subordinado cumprir um dever passado por seu superior na hierarquia da empresa e de responder por suas ações.

A responsabilidade está, portanto, na mão contrária à da autoridade. Enquanto a autoridade é o poder de comando que se desenvolve no sentido superior-subordinado, a responsabilidade é uma relação subordinado-superior.

A responsabilidade não pode ser delegada a funcionários que estão em um nível inferior da hierarquia. O que podem ser delegadas são tarefas. Ao distribuir tarefas a um subordinado, a autoridade não reduz sua responsabilidade.

Você também pode ser interesse em kanbanteamwork e team leader.

Matriz GUT Matriz de Responsabilidades (Matriz RACI)MEI - Microempreendedor Individual