Teamwork

Elisângela Dias
Elisângela Dias

Trabalho em Equipe

Teamwork, ou trabalho em equipe, é o processo de trabalho feito por mais de uma pessoa, em conjunto, com foco em um objetivo comum.

O trabalho em equipe nas empresas visa reunir as diferentes habilidades pessoais e profissionais dos colaboradores. Para construir uma solução criativa e mais eficiente para o negócio. Isto faz com que os trabalhadores cooperem, interajam e construam juntos. Ao invés de apenas destacar características individuais e um comportamento competitivo e egoísta no ambiente de trabalho.

O teamwork pode ser criado com pessoas do mesmo setor, ou às vezes reunindo talentos de diferentes áreas em uma força-tarefa que dê conta de um novo projeto ou negócio. 

Um time (team, em inglês) multidisciplinar pode ser uma excelente ferramenta criativa para a empresa. Reunindo talentos com diferentes formações, áreas e cargos distintos, podem formar uma equipe atípica. Podendo até mesmo inicialmente ser conflituosa, mas que se complementa.

O termo teamwork passou a ser utilizado com frequência no Brasil especialmente pelas empresas de tecnologia da informação. Algumas implementaram um sistema de gestão interno das equipes de desenvolvimento por meio de times. Cada grupo conta com um team leader, que é um membro da equipe que trabalha no mesmo projeto só que lidera os colegas.

A noção de teamwork e de team leader já vem sendo aplicada em outras áreas de negócios e apresenta algumas vantagens. Como uma maior integração da equipe e senso de responsabilidade, que acabam por representar uma melhor performance.

Alguns autores da área da administração defendem o teamwork enquanto um método de gestão, que visa acabar com as negatividade das individualidades e incorporar um espírito de união entre os colaboradores. Também é tido como uma forma de motivação, criação de uma cultura de grupo e consequentemente melhoria na produtividade.

Benefícios do Teamwork

  • Empoderamento da equipe
  • Criação de uma cultura de trabalho
  • Sinergia entre os membros
  • Evita conflitos e egos insuflados
  • Reduz hierarquia e a distância entre as pessoas
  • Encoraja a multidisciplinaridade
  • Dá flexibilidade
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.