Matriz GUT

A matriz GUT é uma ferramenta de priorização utilizada como método de tomada de decisões nas empresas. Sua aplicação é feita a partir de uma análise dos problemas enfrentados pelo gestor a partir de três perspectivas: Gravidade, Urgência e Tendência.

Cada um destes fatores ganha um valor que vai de 1 a 5, e ao fim cada situação tem seu montante somado, chegando-se ao grau de prioridade com que os problemas devem ser resolvidos.

Ela pode ser utilizada em combinação com a Matriz SWOT, que analisa interna e externamente as forças, fraquezas, oportunidades e riscos para a empresa.

Como montar uma matriz GUT?

A aplicacão do método começa pela problematização das situações apresentadas. Lista-se todas as questões e pensa-se cada uma delas a partir de três fatores:

Gravidade

É a intensidade com que aquele problema pode impactar negativamente a operação. Ela é priorizada seguindo uma escala de 1 a 5 em que:

  1. Sem gravidade
  2. Pouco grave
  3. Grave
  4. Muito grave
  5. Gravíssimo 

Urgência

O prazo com que o problema deverá ser resolvido, a partir de dificuldades que possa estar criando para a produção, tempo de resposta para o cliente, ou deadlines como prazos legais. 

  1. Sem urgência
  2. Pouco urgente
  3. Urgente
  4. Muito urgente
  5. Imediatamente

Tendência

É o potencial de crescimento do problema analisado. A possibilidade da situação se estender no futuro, acumular com outras questões, ou ainda prejudicar a empresa como um todo. Normalmente pode-se usar experiências passadas para prever as consequências de cada situação.

  1. Desaparece
  2. Permanece
  3. Piora
  4. Piora a curto prazo
  5. Piora imediatamente

É preciso analisar bem os problemas para não subestimar nem superestimar situações. Diferentes gestores podem ter visões divergentes sobre o grau de cada fator da matriz, o que pode ser uma contribuição positiva. Na rotina das decisões diárias, por vezes os administradores colocam de lado ocorrências que não consideram tão graves, mas que outro departamento ou até o colega ao lado pode ajudar a refletir sobre riscos futuros.

Exemplo de Matriz GUT

A matriz pode ser montada em uma planilha de Excel ou qualquer outra ferramenta para criar tabelas, e segue o seguinte formato:

Modelo de Matriz GUT

Para reproduzir a matriz GUT, basta usar esta tabela pronta para preencher (como imagem):

Matriz GUT pronta para preencher

Você também pode se interessar por Análise SwotPlanilha 5W2H e Ciclo PDCA.