Ciclo PDCA

O que é PDCA?

O Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que tem por objetivo a melhoria contínua dos processos da empresa. Trata-se de uma sequência das seguintes etapas:

  • Plan (Planejar): Elaboração do plano de ação, definição da metas.
  • Do (Fazer): Execução do projeto.
  • Check (Verificar): Monitoramento dos resultados e acompanhamento dos indicadores.
  • Action (Agir): Corrigir falhas e padronizar os bons resultados.

Os passos devem ser seguidos sempre nesta mesma ordem e, como o nome da ferramenta mesmo já diz, como um ciclo. Um dos maiores erros na sua aplicação é parar no fechamento do primeiro ciclo. Ao terminar a ação de um, deve-se novamente voltar ao planejamento, estabelecer novas metas e partir para a ação, continuamente em busca da excelência.

A metodologia resulta em maior clareza e objetividade no desenvolvimento das ações na companhia e dá agilidade na correção de eventuais falhas ou imprevistos.

Exemplo de Ciclo PDCA

A metodologia pode ser aplicada em uma tabela, em um desenho feito a mão, em um documento de Excel, um texto corrido no Word, ou a ferramenta que estiver disponível. O que é importante é ter essas informações organizadas e em um lugar onde possam ser constantemente acessadas.

Começa-se o PDCA pela definição do problema a ser resolvido internamente. É importante envolver não só os gestores mas os colaboradores em cada passo, para entender melhor necessidades e pensar em um plano de ação mais efetivo.

Segue um exemplo da metodologia do Ciclo PDCA aplicada à gestão de pessoal em uma empresa de pequeno porte:Exemplo de Ciclo PDCA em uma empresa

Você também pode se interessar por Análise Swot, Matriz GUT e Planilha 5W2H.