Ciclo de vida de um projeto

O ciclo de vida do projeto é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que consiste na identificação das fases que serão percorridas entre sua concepção e conclusão. As etapas são organizadas de forma lógica e sequencial e preveem os momentos intermediários para avaliar e ajustar o projeto.

A divisão do projeto em fases é importante para melhor acompanhar seu desenvolvimento. A cada avanço, espera-se que o projeto sofra reconfigurações. O desenho do ciclo de vida do projeto define momentos para as avaliações do trabalho já feito e as mudanças de rota necessárias para o alcance dos objetivos.

No planejamento do ciclo de vida do projeto, cada fase deve ser caracterizada, mostrando suas particularidades em relação às outras etapas, suas demandas específicas e as soluções que deverão ser aplicadas.

O ciclo de vida do projeto pode ser tanto genérico como bastante detalhado. Em linhas gerais, ele deverá prever o trabalho técnico a ser realizado em cada fase, o que deverá ser apresentado no final de cada etapa e como essas entregas serão revisadas e aprovadas, além dos setores envolvidos.

As fases do ciclo de vida do projeto

O ciclo de vida do projeto possui quatro etapas básicas: início, organização e preparação, execução e encerramento. O desenho do ciclo, entretanto, deve ser adaptado ao caso específico pelo gerente do projeto.

A divisão de fases deve considerar a natureza das atividades necessárias para a concretização do projeto, como planejamento, estudos, negociações e execução prática. Cada fase deve corresponder necessariamente a um período em que o projeto sofrerá transformações. A má definição de um ciclo, forçando a existência de fases a mais, poderá criar expectativas de mudanças que não irão ocorrer e tornar mais complexo o projeto sem necessidade.

As fases podem também ser subdivididas em subfases. Nos projetos complexos, que são divididos em subprojetos, um ciclo diferente costuma ser criado para cada divisão, originando uma rede densa de subfases interconectadas.

A conclusão de cada fase

No final de cada etapa do ciclo de vida do projeto, é prevista a apresentação do trabalho feito nessa fase. Essa entrega pode ser de um relatório ou de um protótipo, por exemplo.

Normalmente, o resultado apresentado deve ser aprovado por superiores e clientes antes de o projeto avançar para a fase seguinte. No entanto, há casos em que ocorre uma sobreposição, com a etapa seguinte tendo início antes da conclusão total da fase anterior do projeto.

O resultado apresentado no fim de cada fase é o ponto de partida para as análises, os diagnósticos e a correção de erros em tempo hábil, antes que novos recursos sejam aplicados no projeto e garantindo um melhor resultado final.

Você também pode ter interesse em ciclo de vida do produto e ramp-up.