O que é ramp-up?

O termo ramp-up significa a fase inicial da produção industrial, visando a comercialização de um novo produto. A etapa de ramp-up, também chamada de “rampa de produção”, ocorre logo após o fim do projeto e dos testes, ou seja, depois que são fabricados os protótipos e o lote-piloto.

A etapa de ramp-up é marcada por um crescimento gradual da produção, até alcançar sua estabilização. O uso mais comum desse conceito remete às manufaturas. No entanto, ele também pode ser usado em outros tipos de indústria. Um exemplo é a indústria de minérios, que também passa por uma etapa de adaptação de suas estruturas antes de alcançar a produção plena.

O início da fabricação comercial requer a adaptação da produção. No caso de uma manufatura, a empresa tanto pode optar por usar uma estrutura já existente, substituindo a fabricação de outro produto de forma abrupta ou gradual, como estrear uma nova linha.

Por mais bem feito que tenha sido o projeto, será na etapa inicial da produção que serão feitos os últimos ajustes. Por esse motivo, a produção de lançamentos costuma começar a um ritmo menor e acelerar gradativamente, até alcançar a produtividade ideal com qualidade máxima. É nesse crescimento que está a origem do termo ramp-up.

Segundo especialistas, o tempo que uma indústria leva para alcançar a capacidade plena de produção pode variar de 1 a 6 meses. Já o tempo alvo para se atingir a qualidade e a produtividade ideais varia de 1 mês a 1 ano.

O planejamento e a eficiência dos estudos na fase de projeto são fatores que determinam o tempo de ramp-up. O ideal é que o produto chegue ao ramp-up com o mínimo de ajustes a serem feitos, já que nesta estapa as alterações têm custos maiores.

Como o ciclo de vida dos produtos está cada vez mais curto, com a demanda por novidades tornando os lançamentos obsoletos mais rapidamente, as empresas têm necessidade de acelerar a etapa de ramp-up.

No entanto, essa aceleração não pode ser feita em detrimento da qualidade dos primeiros lotes colocados no mercado, pois isso afetaria a reputação do produto e, consequentemente, seu sucesso.