Quality Assurance

Garantia da Qualidade

Quality Assurance (QA), ou na tradução Garantia da Qualidade, é um sistema de gestão da qualidade dos processos de desenvolvimento, onde a melhoria é contínua e não apenas pontual. Termo muito utilizado na área de Tecnologia da Informação, no desenvolvimento de softwares.

É uma metodologia de gestão da qualidade que visa garantir que os requisitos do projeto serão cumpridos durante todas as etapas de execução, de acordo com o nível de exigência do cliente.

A quality assurance é feita ao longo do projeto como uma forma de prevenir possíveis defeitos, antecipando, identificando e em alguns casos até corrigindo eventuais problemas que terão consequências no resultado mais à frente, na qualidade do produto.

Algumas companhias especializadas em desenvolvimento de software possuem um departamento exclusivo de quality assurance, dedicado apenas a estes processos internos.

A quality assurance oferece como resultados o aumento da credibilidade da empresa, tendo em vista um incremento repercutido na confiança do cliente no produto. Também é visto como uma melhoria nos processos contínuos e na eficiência do trabalho, eliminando erros problemas ao longo de toda a trajetória, da concepção ao produto ou serviço que vai chegar ao consumidor. A quality assurance, por essa perspectiva, aponta como um grande diferencial competitivo para uma empresa.

Quality Assurance e Quality Control

Diferente de Quality Control, ou Controle de Qualidade, que tem o foco no produto ou sistema. Ou seja, a diferença reside no objetivo dos processos: enquanto a quality assurance é a segurança de um processo de qualidade, o quality control tem como resultado a qualidade do produto final.