Rating: o que é e quais as classificações atribuídas

O que é rating?

O rating é a classificação dada ao cumprimento do crédito emitido por governos ou por empresas. Esta avaliação é feita por agentes e agências especializadas. Entre as agências mais conhecidas estão: S&P - (Standard & Poor's), Moody's e Fitch.

Esta classificação é atribuída a ações ou outros títulos de dívida, como as debêntures ou títulos públicos, relacionando a confiabilidade no pagamento das dívidas de entidades públicas ou privadas.

As informações prestadas por estas classificações auxiliam os investidores em tomadas de decisão antes de adquirir títulos e emprestar fundos a estas entidades. Da mesma forma, acaba por ajudar a definir os preços destes títulos no mercado.

Como funciona a classificação

O rating é produzido por empresas ou analistas do ramo que têm como função produzir e vender ou disponibilizar as suas classificações para o mercado e os investidores.

Nelas são avaliados os cenários em volta de instituição emitente e os riscos em não se cumprir com a dívida emitida. Em estados soberanos, são analisados os títulos públicos que financiam a dívida pública.

Para definir a qualidade dos produtos financeiros, as agências possuem classificações onde enquadram os títulos emitidos e a entidade analisada. A classificação atribuída indica a opinião da agência quanto à confiabilidade no investimento.

Em geral, a melhor classificação é conhecida como "AAA". No caso da dívida pública brasileira, por exemplo, esta tem sido classificada como "BB-" pelas agências S&P e Fitch em escala global.

Tabela de ratings

Veja abaixo o conjunto de notas utilizadas pelas três grandes empresas de ranking para títulos a longo e a curto prazo:

Tabela com classificações de crédito - rating

As entidades com maiores ratings possuem menores probabilidades de incumprimento, enquanto as de rating mais reduzido possuem maiores possibilidades de não cumprir com as obrigações e os juros.

Os investimentos considerados especulativos ou abaixo desta classificação são conhecidos como junk bonds. Possuem maiores riscos e habitualmente oferecem rendimentos mais elevados.

Além desta forma de classificação, as avaliações de mercado podem ser feitas de forma analítica e para carteiras de investimento.

Publicado em
O que é ramp-up? Rating: o que é e quais as classificações atribuídas O que é Razão Social?