O que é a austeridade?

Na economia, a austeridade é definida pelas políticas fiscais ou orçamentais que visam o controle da dívida do setor público. Neste âmbito, significa o "rigor" com as políticas econômicas adotadas.

A austeridade é muito comum quando a economia passa por um alto déficit que já não é sustentável, levando a que o governo comece a diminuir o impacto dos gastos sobre a sua dívida.

Além disso, para sustentar os gastos pode ser preciso aumentar a arrecadação por meio de mais impostos ao invés de aumentar o endividamento a ser pago intertemporalmente.

Como funciona a austeridade

As políticas de austeridade são feitas para que a dívida do setor público seja controlada. Normalmente, isto acontece quando existe um alto risco de inadimplência por parte do governo no cumprimento de suas dívidas.

Instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) exigem que o país passe a adotar medidas econômicas austeras quando recorrem ao fundo à procura de refinanciar a dívida pública.

A austeridade tem efeitos quando a diferença entre as receitas e os gastos começa a diminuir, reduzindo a dívida do país.

Medidas de austeridade

As medidas de austeridade podem ser feitas de maneiras diferentes, conforme as medidas adotadas.

A primeira é por meio da intensa geração de receitas. Com o aumento de impostos, o governo promove uma política econômica de expansão para voltar a crescer.

O objetivo está em estimular a economia com gastos públicos e captar mais dinheiro ao caixa do governo com os benefícios desta expansão.

Um outro tipo acontece com o mesmo aumento de impostos, mas com diminuição dos gastos em áreas consideradas não essenciais ao setor público.

A terceira medida de austeridade ocorre com a diminuição dos impostos, acompanhada de uma diminuição ainda mais severa nos gastos públicos.

A diminuição das alíquotas cobradas pode estimular a própria economia ao crescimento por meio dos setores privados, aumentando posteriormente a arrecadação se acontecer conforme a curva de Laffer.

Entenda o que é a curva de Laffer.

Atualizado em