As principais características de um líder

Um líder pode ser formado por seu talento natural, mas também, ao adquirir as competências necessárias por meio de seus estudos e preparação.

Uma das características mais conhecidas está na presença do líder, já que, em qualquer área, ele inspira confiança aos seus liderados e toma sempre a frente em situações de risco.

Ser um líder não significa, apenas, ter o poder para sê-lo. Muitos gestores empresariais alcançam seus cargos sem uma boa aptidão para liderar. Para ser um verdadeiro líder é preciso influenciar todo o grupo.

Por conta disso, o termo “líder” têm se tornado um sinônimo para aquele administrador que consegue ser mais completo e integrado com sua equipe. Listamos abaixo as características marcantes para quem quer mais do que um simples gestor.

1. O líder conhece a fundo o trabalho a ser feito

Mesmo que seja um coordenador da equipe, o líder deve entender com profundidade, como e quais as dificuldades que envolvem o trabalho a ser feito.

Para que isso aconteça, o líder deve desenvolver sua empatia para com o grupo e sempre estudar os processos que são realizados.

2. O líder tem visão de futuro do negócio

O líder se envolve inteiramente com o negócio que está inserido, indo muito além da atividade de liderar o seu grupo, independentemente do cargo que se enquadra.

É fundamental enxergar os caminhos que a organização segue ou planeja seguir, e estar sempre envolvido com esses objetivos.

3. Um líder deve saber se expressar bem

Em qualquer área, a comunicação é essencial para qualquer profissional, e para o líder, esta funciona como sua “ferramenta de trabalho”.

Ainda que não tenha dominado esta qualidade, é possível que qualquer gestor consiga se preparar e melhorar suas expressões e a maneira como se comunica com a equipe.

4. O líder conhece bem a sua equipe

Além de possuir empatia, como já foi falado no primeiro ponto, o líder tem como uma de suas prioridades, conhecer cada um dos membros de sua equipe.

Por mais que a equipe seja composta por uma quantidade elevada de membros, é importante tentar saber o nome e o trabalho que cada um realiza.

5. O líder está sempre aprendendo e se atualizando

É essencial continuar a aprender, mesmo após concluídos os cursos que o gestor pretendia fazer, incluindo sua graduação. 

Mesmo que, muitas vezes, são as pessoas da equipe que têm o verdadeiro know-how para que o trabalho possa ser feito, é fundamental que o líder se instrua e compreenda as etapas a serem feitas.

Um outro ponto-chave aqui, é sobre tecnologias. Por isso, é preciso estar sempre atualizado quanto às tecnologias informáticas, como também a de maquinários que envolvem o processo.

6. O líder deve ser um exemplo para o grupo

A liderança traz consigo a responsabilidade em motivar e indicar a direção que o grupo deve seguir, quais as metodologias adotar e o que deve ser mudado.

Para isso ser feito, é fundamental que a equipe tenha o líder como exemplo de como as coisas devem acontecer, seguindo as influências que ele pode demonstrar.

7. É essencial que o líder dê ouvidos à sua equipe

O líder deve saber compartilhar ideias em grupo e levar em consideração tudo o que é ouvido, sejam reclamações, como sugestões de melhorias.

Por uma liderança mais democrática, é possível alcançar um ambiente em que as pessoas se sintam mais integradas e motivadas com suas atividades.

8. O líder deve reunir com seus liderados sempre que necessário

Para estar na liderança é preciso analisar e conhecer bem, as qualidades e defeitos de cada membro da equipe. Com isso, o gestor apresenta a eles tudo aquilo que deve ser melhorado e o que deve continuar, processo conhecido por feedback, ou retroalimentação.

O feedback é apresentado à equipe sempre que necessário, de maneira individual quando é negativo, e por meio de reuniões quando é positivo, podendo servir de exemplo para todos.

9. O líder auxilia no desenvolvimento das pessoas que lidera

Ao analisar sua equipe, um líder deve enxergar além do trabalho feito por cada um de seus liderados, mas se importar inteiramente com o desenvolvimento pessoal deles.

Neste processo, é importante levar em conta as necessidades de cada pessoa, de maneira que possam estar estimulados com uma carreira que lhes proporciona um futuro.

10. A educação é característica marcante na fala de um líder

Mais do que essencial, um líder deve sempre se apresentar educado, já que é alguém que inspira as pessoas de seu grupo, na rotina de trabalho.

Por isso mesmo, em conversas privadas ou em reuniões, seu discurso deve ser acompanhado de expressões como: "bom dia", "obrigado", "bom trabalho", etc.

11. O líder deve acreditar nas mudanças que são necessárias

Um dos maiores trabalhos de um líder pode aparecer quando a empresa propõe mudanças que alteram a rotina das pessoas.

Em muitos grupos, é comum a presença de pessoas mais resistentes à mudanças, e a função do líder é a de guiá-los, indicando os benefícios e as necessidades da mudança.

Para que tudo isso aconteça, o administrador deve entender e concordar com o que precisa ser mudado, ponto onde consegue influenciar em sua liderança.

12. O líder deve incentivar a inovação

Além de ter o poder de incentivar pessoas mais resistentes à mudança, o próprio líder deve ser um inovador em seu ambiente.

É possível testar e adotar novos métodos, ou abordagens, nas etapas que sua equipe segue, e identificar tudo o que possa adicionar mais valor ao trabalho de todos.

13. O líder é aquele que deixa o ambiente mais positivo

Na rotina de trabalho, é comum que existam dias em que os problemas estão mais presentes. O líder deve se comprometer em indicar que as coisas vão dar certo, pela sua própria capacidade em motivar o grupo.

14. O líder também pode ser auxiliado

Se colocar a frente de uma equipe traz consigo o espírito de responsabilidade sobre o líder, mas o mesmo deve ser participativo e aceitar ser ajudado, quando necessário.

Quando isso acontece, o líder indica sua preferência pelo trabalho em equipe, mais do que o individual.

15. Para ser um bom líder é preciso ter criatividade

Por mais que o planejamento seja essencial, a criatividade é o que auxilia o líder a tomar decisões rotineiras e a enfrentar imprevistos.

Realizar abordagens com uso de sua criatividade exige que o gestor seja ativo e esteja sempre estudando e se preparando, cada vez mais.

Para aplicar sua criatividade com mais intensidade é possível aprender mais sobre o design thinking, por exemplo.

Saiba mais sobre o que é o Design Thinking.

Você também pode saber mais sobre os diferentes Tipos de Lideranças.

Capitalismo Financeiro As principais características de um líderCBOT