Treinamento e Desenvolvimento

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O Treinamento e Desenvolvimento de pessoas (T&D) é uma atividade de organização nas empresas desenvolvida a partir dos gestores de Recursos Humanos, com o objetivo de criar ou melhorar as competências dos colaboradores.

Essa abordagem é essencial e utilizada como planejamento estratégico para qualquer área de uma organização, com funcionários de todas as funções. 

O T&D pode ser aplicado aos trabalhadores por meio de reuniões, cursos ou apresentações, de modo a aprimorar os conhecimentos necessários para cada função e a estimular o crescimento de todos os integrantes da empresa.

Diferenças entre treinamento e desenvolvimento

O treinamento de pessoal é o processo que possibilita o aprendizado aos funcionários, incluindo a preparação para suas funções, mudanças de planejamento, e também, reforço ou atualização, como por exemplo, adaptação à novas tecnologias.

O desenvolvimento é mais extenso e está relacionado com a preocupação em aprimorar, de forma contínua, os ensinamentos, antes aplicados pelos treinamentos, como também, a melhoria das competências de cada colaborador, incluindo o crescimento de cada um em suas funções.

Com isso, enquanto o treinamento tem como objetivos, qualificar e oferecer conhecimentos, o desenvolvimento visa o funcionário de forma individual, como forma de melhoria contínua.

Treinamentos de pessoas

O treinamento oferece aos colaboradores uma maior abrangência em conhecer e aplicar suas técnicas, na rotina de trabalho, possibilitado para qualquer cargo, sejam vendedores, operários, gestores ou outros.

Os treinamentos ao pessoal é possível através de diferentes modalidades como, palestras, estágios, congressos ou seminários, sendo essencial a realização de diferentes metodologias para cada tipo de grupos de funcionários e adequadas às necessidades da empresa.

O treinamento comportamental é um tipo comum, já que muitos empregados são contratados pelas competências que possuem, como a formação educacional, mas ainda assim, não apresentam conhecimentos sobre comunicação, trabalho em equipe, lideranças ou relacionamentos interpessoais.

Desenvolvimento de pessoas

A preocupação com o desenvolvimento das pessoas e das equipes tornam-se um diferencial para a empresa, tanto para que se desenvolva o treinamento oferecido, quanto para reforçar as qualidades internas e externas da organização.

Desenvolver as competências pessoais dos colaboradores é uma ação que deve se estender a longos prazos, após o treinamento de pessoal. Porém, é essencial para o futuro desenvolvimento de líderes e profissionais envolvidos com os processos da empresa.

Treinar e desenvolver as pessoas são atividades que cada vez mais fazem parte das estratégias das empresas, principalmente pela competitividade presente no mercado que a organização está inserida.

Uma gestão de pessoas eficiente se preocupa com o equilíbrio entre as pessoas e os processos da empresa, que quando bem aplicados, refletem na oferta de seus produtos ou serviços oferecidos e uma maior vantagem perante outros concorrentes.

Você pode saber também sobre o que é Comportamento Organizacional.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.
Títulos de crédito Treinamento e DesenvolvimentoTunneling