Título de Capitalização vale a pena? Saiba o que é e como funciona

Os títulos de capitalização são oferecidos por instituições financeiras como uma forma de poupança programada do capital utilizado para adquirir o título.

Estas mesmas financeiras realizam sorteios regularmente para quem adquiriu seus títulos de capitalização. Assim, é possível faturar valores bem maiores do que aqueles aplicados.

Além disso, existe o compromisso em pagar as mensalidades do título de capitalização. Para muitas pessoas, é uma forma de guardar dinheiro compulsoriamente e resgatar depois de um período.

Como funciona o título de capitalização?

As financeiras ou bancos que oferecem títulos de capitalização devem ter um registro junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Os títulos são oferecidos em duas formas:

  • Pagamentos periódicos: conhecido por “PM” quando pago mensalmente e por “PP” nos outros casos;
  • Pagamento único: conhecido como "PU".

Quem adquire, disponibiliza o capital ao banco, que realiza sorteios periodicamente como em uma loteria. Então o consumidor pode ser sorteado com valores bem maiores ao que pagou.

Enquanto o dinheiro fica depositado, recebe uma correção monetária por meio de uma taxa. Esta é como a TR (taxa de referência), que remunera a poupança.

Porém, os juros não incidem sobre tudo o que foi pago, já que boa parte acaba indo para os custos administrativos e outra parte para os sorteios. No final, é possível que seja resgatado até menos do que foi pago.

Tipos de títulos de capitalização

No Brasil, os bancos costumam oferecer títulos de capitalização em diferentes modalidades para seus clientes. Existem quatro tipos, conhecidos como:

Tradicional

Nesta modalidade, é possível resgatar ao final do período de vigência, no mínimo, o valor depositado. A condição imposta é a de que nenhum pagamento tenha sido feito em atraso.

Compra-Programada

Modalidade em que é possível resgatar o valor final em forma de bem ou serviço, preenchido em uma ficha de cadastro apresentada.

Popular

Quem adquire este título pode participar de sorteios com prêmios bem mais atrativos, mas não receber o valor integral ao final do período de participação. Os sorteios costumam ser realizados semestralmente.

Incentivo

Tipo de título relacionado a eventos promocionais, normalmente contratados por empresas comerciais. Estas oferecem a seus clientes a oportunidade de participar dos sorteios.

Tempo de resgate

Quando títulos de capitalização são adquiridos, devem ser considerados os prazos que fazem parte de cada compra. Estes incluem as datas de pagamentos.

Um deles é o tempo exigido para que o dinheiro fique aplicado, que normalmente chega a ser de 12 meses.

Após esse tempo, e até o período de vigência (final), é possível realizar o resgate por um valor menor após ser aplicada uma multa. Esta pode chegar a 10%.

Onde encontrar títulos de capitalização?

A maioria dos títulos de capitalização podem ser encontrados em bancos, incluindo os públicos como o Banco do Brasil e Caixa.

Alguns destes títulos recebem nomenclaturas que recebem as siglas "cap", como o Ourocap do Banco do Brasil, ou "pic" no caso do Itaú.

Se for adquirir um título de capitalização, não deixe de conferir se a empresa é autorizada a vender esse produto, consultando o site da Susep.

Vale a pena adquirir títulos de capitalização?

Muitas pessoas enxergam nos títulos de capitalização uma forma de guardar dinheiro com mais comprometimento. Porém, os títulos acabam servindo mais como loteria do que como investimento.

Além disso, é comum que o valor resgatado ao final seja igual ou até mesmo inferior ao que foi depositado.

Um investimento correto deve, pelo menos, recompor a inflação enquanto o dinheiro está aplicado. Pela funcionalidade do título de capitalização, pode-se concluir que não é um investimento.

Se pretende guardar dinheiro por um tempo, existem investimentos que retornam melhores juros. Há também opções que inclem o poder de compra do período, como a tradicional poupança.

Existem ainda outras opções que retornam melhores rendimentos para quem aplica. Conheça algumas delas e saiba os passos para começar a investir:

Se está mesmo interessado em investir? Você também pode conhecer em detalhes os tipos de investimentos que existem, ou ainda, os investimentos que retornam renda fixa. Dá uma olhada!

O que é a TIR e como calcular Título de Capitalização vale a pena? Saiba o que é e como funciona Títulos de crédito