O que é Valuation?

Valuation é o processo de avaliar e determinar o valor de uma empresa ou companhia, através de técnicas de análises quantitativas e qualitativas.

Este termo em inglês pode ser traduzido como "avaliação" ou "estimativa" do valor da empresa, e é um processo importante para investir em ações, pedir um empréstimo para a empresa, ou até mesmo, vender todo o negócio.

Como avaliar o valor de uma empresa?

Avaliar e determinar o valor de uma empresa é um processo que pode ser feito por diferentes métodos, olhando para componentes como o fluxo de caixa, o valor dos ativos, o montante em dívida, projeções futuras, entre outros.

De maneira simples, o valor de uma empresa é definido pelo quanto o empreendedor está disposto a abrir mão do seu negócio, considerando os custos que teve para o desenvolver. Da mesma maneira, o comprador leva em consideração sua rentabilidade esperada.

Esta estimativa requer, ainda, conhecimentos em análises financeiras e contábeis, onde aparecem os valores que a atividade da empresa gera, incluindo seus lucros.

Além disso, é preciso levar em consideração o mercado que o negócio está inserido, em conjunto com os riscos e outras características, que definam o investimento e sua projeção no futuro.

Como calcular o valor de uma empresa?

Existem diferentes métodos que quantificam um valor para a empresa, sendo o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) um dos mais utilizados.

Fluxo de Caixa Descontado - FCD

Este método consiste em analisar as entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa de maneira "atualizada" para o período atual, já que o dinheiro tem um valor diferente no tempo.

O cálculo por este método consiste em somar todo o fluxo de caixa durante a vida útil esperada do negócio, utilizando uma taxa de atualização que represente o risco dos fluxos de caixa esperados, como na fórmula abaixo:

Fórmula de atualização dos fluxos de caixa

FC = Fluxos de caixa
t = Taxa de atualização
k = períodos considerados até a vida útil esperada (n)

A taxa que define o risco do negócio é conhecida por envolver o custo de oportunidade em que, com essa quantia, poderia ser investido o mesmo capital em um outro negócio. Por isso, uma opção é utilizar a taxa Selic em vigor.

Além disso, o fluxo de caixa analisado pode ser visto pelos acionistas como sendo os dividendos que a empresa tendencialmente distribui.

Outros métodos de valuation

Existem outros métodos que podem quantificar o valor de uma empresa ao se analisar o balanço patrimonial da empresa, através dos valores do patrimônio líquido.

Pelo lado dos acionistas, é possível conhecer as melhores empresas em que é possível investir em ações, calculando um rácio entre o lucro do período pelas ações emitidas, método conhecido como Lucro por Ação.

Você pode saber mais sobre o que é o Lucro por Ação - LPA.

Métodos de avaliação qualitativos

Para estimar o valor da empresa, por meio de avaliações qualitativas, é preciso conhecer o mercado onde a empresa se insere e analisar se é possível a sua expansão.

Algumas ferramentas podem ser utilizadas nessa análise e podem auxiliar na tomada de decisão de venda/compra da empresa, ou o que seja necessário analisar:

  • Processos de análise e pesquisa de mercado;
  • Análise de riscos financeiros, onde se obtêm as principais volatilidades em preços, cotações ou riscos de crédito;
  • Realizar um processo de plano de negócios;
  • Analisar e comparar com outros negócios do mesmo segmento.

Você pode saber mais sobre o que é um plano de negócios.

Saiba mais sobre os processos de análise de mercado e de pesquisa de mercado