Lucro por ação - LPA

Lucro por ação (LPA), ou também Earnings Per Share (EPS), é um quociente que serve como indicador da rentabilidade de uma organização em suas ações disponíveis.

Com os acionistas disponibilizando seus recursos, o lucro por ação demonstra o quanto são lucrativas a utilização das ações investidas em uma empresa.

Como calcular o lucro por ação

O valor do índice LPA representa o lucro que a empresa teve no período por cada ação investida, por isso, em sua forma mais simples pode ser calculada como:

lpa lucro por ação formula

O número de ações emitidas pode ser substituído pela média das ações existentes, presentes no capital social e registradas no balanço.

Da mesma maneira, o lucro da empresa pode ser melhor analisado pelo EBIT, também conhecido pelo LAJIR - Lucros Antes de Juros e Imposto de Renda, por ser o verdadeiro lucro operacional do negócio.

Você pode saber mais sobre o que é o EBIT - Resultado Operacional.

Exemplo de cálculo

Como exemplo para o cálculo, uma empresa com lucro operacional de R$280 mil, por 200 mil ações em circulação do período anual, temos:

LPA = 280 mil / 200 mil = R$ 1,40 por ação. 

Índice preço por lucro

Ao se obter o LPA, também é possível mensurar o benefício em comprar ações de uma empresa, bem como saber o quanto caro ou barato estão os preços.

Também conhecido como Índice P/L, este é calculado ao se dividir o preço da ação no mercado pelo lucro por ação. Este valor representa uma relação temporal do quando essa ação irá gerar rendimentos.

Lucro por ação básico e diluído

A fórmula mais simples de se calcular o LPA, também é conhecido por ser básica e considerar somente as ações que já são vigentes.

O LPA diluído, porém, considera os títulos de ações que são potenciais para entrar ao mercado, ou seja, potenciais ações, e com isto o valor do lucro por ação é menor, indicando o menor valor possível para esse indicador de uma empresa.

O valor obtido pelo LPA é importante para saber a rentabilidade da compra de uma ação, mas é ainda mais válido se comparar com outros índices e com outras empresas que são do mesmo ramo.