EBIT

Earnings Before Interest and Taxes (EBIT), com seu significado em português "Lucro Antes de Juros e Impostos", é uma medida do lucro da organização.

No Brasil, este resultado é apresentado na demonstração de resultado do exercício por meio do LAJIR, ou também, Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda.

A partir dos valores do EBIT é possível saber qual o verdadeiro lucro da empresa em seus resultados operacionais, incluindo as depreciações e amortizações.

EBIT e EBITDA

As depreciações e amortizações não implicam saídas monetárias do caixa da empresa, mas sim, uma medida contábil para os desgastes, de máquinas por exemplo, e que geram rendimentos.

A inclusão destes valores no cálculo é que a diferencia do Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA), em português "Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização".

O EBIT representa a diferença dos rendimentos e gastos da empresa no período, ou seja, os ganhos e perdas para que  se possa exercer a atividade-fim. Seu valor serve como base para saber como anda a operação da empresa, sem contar ainda, os ganhos ou perdas em juros ou imposto de renda a pagar. 

O valor do EBITDA é o mais visualizado por quem apenas tem interesse em conhecer o desempenho da organização em realizar suas operações principais.

Você pode saber mais sobre a diferença entre EBIT e EBITDA e também o que são Amortizações e Depreciações.