Qual a diferença entre EBIT e EBITDA?

Os acrônimos EBIT e EBITDA se referem a dois indicadores de natureza não contábil que as empresas podem apresentar ao mercado para mostrar seu resultado financeiro.

EBIT significa Earnings Before Interest and Taxes – ou, em português, Lucro Antes de Juros e Impostos. Já EBITDA é acrônimo da expressão em inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que traduzida significa Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.  

Na prática, a diferença entre EBIT e EBITDA é que o primeiro não exclui a amortização e a depreciação, ao contrário do segundo.

O EBIT é uma ferramenta que mostra qual o lucro contábil da empresa decorrente apenas das operações ligadas à sua atividade-fim.

As eliminar também os efeitos da depreciação e da amortização dos ativos da empresa, o EBITDA torna o resultado mais próximo ao potencial de caixa do negócio. Isso porque a amortização e a depreciação são lançadas como custo ou despesa nos relatórios contábeis, mas elas não representam um desembolso monetário efetivo.

Depreciação e amortização são duas formas de ajuste no valor dos ativos da empresa que servem para contabilizar a perda de valor de bens e direitos ao longo do tempo.

Você também pode ter interesse em EBITDA, amortização, depreciação e fluxo de caixa.