O que é segmentação de mercado

A segmentação é um processo de marketing que utiliza metodologias para atingir o público-alvo da empresa, ou negócio, e dos produtos ou serviços que são oferecidos a este público.

Este processo consiste em agrupar os consumidores em subconjuntos semelhantes, os segmentos de mercado. As divisões podem considerar expectativas, características demográficas ou econômicas, faixas etárias, entre outros.

Como funciona a segmentação

A segmentação é feita a partir de pesquisas e estudos no mercado selecionado onde possam existir clientes potenciais do produto. Se a marca já está presente neste mercado, é possível identificar as opiniões dos consumidores.

Analisando as características principais dos consumidores, é feito um reagrupamento das identidades que existem em comum, partindo para a segmentação deste mercado.

Através das principais variáveis encontradas no estudo de mercado, a segmentação começa por identificar os diferentes grupos de consumidores que possuem necessidades semelhantes a satisfazer.

Esta separação em grupos é que pode definir a estratégia de marketing a partir de níveis de segmentação de mercado. Alguns destes níveis são:

  • Marketing de Massas: ignora as diferenças entre os consumidores e tenta atender às necessidades do "consumidor médio". Um exemplo é o produto Coca-Cola.
  • Marketing de Segmentos: divide o mercado em grandes grupos de compradores, em que a empresa atua com diferentes políticas de marketing. Pode ser do tipo "Concentrado" se se especializar em um nicho. É uma das formas como atua o setor de cosméticos ou o mercado automobilístico para cada um de seus nichos.
  • Marketing Local: atende às necessidades locais dos consumidores atentando à segmentação geográfica. Um exemplo vem de alguns tipos de cafés para cafeterias locais.
  • Marketing Individual: os processos do marketing são feitos de modo a personalizar e customizar o produto para cada cliente, como pode ser feito facilmente com alguns produtos vendidos pela internet.

Com os segmentos de mercado definidos, a empresa pode escolher aqueles em que pretende atuar, podendo utilizar abordagens diferentes em cada um deles.

Vantagens e Desvantagens da segmentação

Um estudo bem realizado pela empresa, permite conhecer os consumidores potenciais que o negócio pode conquistar. Isto gera oportunidades em aumentar os lucros ou mesmo se manter no mercado.

As desvantagens podem aparecer se a pesquisa não acontecer de forma bem adequada ou se apresentar muito enviesada, levando à adoção de estratégias incorretas por parte da administração.

Os custos em pesquisar os segmentos de mercado também são elevados, podendo não ser acessível e viável para alguns tipos de empreendimentos.

Ainda assim, para aqueles negócios onde é possível analisar os clientes potenciais a segmentação permite gerenciar adequadamente as variáveis principais do marketing: preço, produto, promoção e distribuição.

Publicado em
Salário mínimo no Brasil O que é segmentação de mercado Seguridade social