Proposta de valor

O que é Proposta de Valor?

A proposta de valor é entendida como a maneira que uma empresa consegue representar os benefícios empregues em seus produtos ou serviços, para os clientes que os adquirem.

Uma proposta de valor é uma estratégia de marketing que conduz a relação da empresa com a decisão de compra de seus clientes.

Por esse método, a empresa busca passar ao mercado as utilidades que são oferecidas com seus produtos, inclusive em como os problemas podem ser resolvidos e os benefícios adicionais comparados a seus concorrentes.

Exemplos de proposta de valor

Um dos exemplos mais conhecidos nesta área, em marketing, está a empresa americana Apple que conseguiu indicar aos consumidores a utilidade de seus produtos na área tecnológica.

O mesmo acontece, por exemplo, com a Uber, que tem como proposta facilitar os meios de locomoção por veículos particulares.

Proposta de Valor no modelo de negócio Canvas

O Canvas é um modelo de negócios que busca descrever a maneira como um projeto pode criar, entregar e desenvolver valores em seu empreendimento.

A "Proposta de Valor" é um dos 9 componentes, que em conjunto com "Segmentos de Clientes", define qual o público deve ser atingido e qual inovação o produto ou serviço pode oferecer, com o seu valor oferecido.

A partir de então, o modelo Canvas analisa quais os "Canais de Acesso" o produto deve seguir para o público e quais as vias de comunicação serão usadas, como vendas diretas ou pela internet, por exemplo.

A proposta seguinte visa entender o meio de "Relacionamento com Clientes" e como deve ser essa relação com cada segmento de clientes que se queira alcançar.

As "Fontes de Receita" analisam as possibilidades financeiras com o negócio e os rendimentos possíveis em cada mercado que se pretende inserir.

O componente "Recursos Principais" é onde se definem os principais recursos utilizados, seguido das "Atividades-Chave" que aparecem as ações mais importantes e necessárias para o negócio estar em prática.

Em "Parcerias Principais" se analisam os parceiros e fornecedores que aparecem em volta do projeto, sendo que os custos e despesas são definidos em "Estrutura de Custo".

No desenvolvimento de um modelo de negócio, a Proposta de Valor é um dos principais componentes, pois cria a relação do cliente com a empresa pelo modo em que pretende atender a necessidade de cada consumidor.

A proposta de valor tem abordagem semelhante ao Desing Thinking, em que produtos e serviços são desenvolvidos com características que se adequem ao consumidor.

Você pode entender melhor sobre como funciona o Design Thinking e também o Plano de Negócios.

Conheça, ainda, outras estrategias como as 5 Forças de Porter e a Pesquisa de Mercado.