Business Model Canvas

Um Business Model Canvas, do inglês "Quadro de Modelo de Negócios", é um método de criação de negócios em que são definidas as características que o empreendimento deve ter para que seus produtos ou serviços capturem valor no mercado.

Sendo assim, o Business Model Canvas é um método que auxilia o empreendedor a colocar em uma tela o formato do negócio. Este modelo pode ser conhecido através do livro "Business Model Generation" de Yves Peigner e Alexander Osterwalder.

Por este modelo, a ideia central se baseia na criação de valor para os utilizadores do produto ou serviço oferecido pela empresa.

Além disso, o modelo visa a constituição de negócios inovadores, como também a melhoria do estilo de negócios em atividade, mas que já estão ultrapassados.

Componentes do modelo "Canvas"

Esta ferramenta é utilizada para a criação ou aprimoramento de um projeto de negócio, caracterizando em um quadro a estrutura forma a empresa.

A estrutura do quadro pode ser impressa em um modelo em branco, como este abaixo:

business model canvas português em branco

A partir do quadro, é possível planejar todas as características principais do negócio, respondendo a quatro questões, que formam os 9 componentes do modelo, sendo elas:

O que?

  • Proposta de Valor

Por esta secção são definidos os produtos ou serviços que a empresa pretende oferecer no mercado que pretende se inserir.

Além disso, este método visa a criação de bens que adicionem valor aos consumidores, resolvendo problemas e satisfazendo suas necessidades com a proposta de valor do negócio.

Você pode saber mais sobre como criar uma Proposta de Valor.

Para Quem?

  • Segmentos de Clientes

Em conjunto com a Proposta de Valor é preciso definir quais grupos de clientes o negócio deve se inserir, ou seja, quais os Segmentos de Clientes deseja alcançar com seu produto.

  • Relacionamento com Clientes

Este componente define qual o tipo de relação a empresa pretende ter com cada segmento de clientes, através da confiança que se pode passar ao mercado com a marca do negócio.

  • Canais

Nesta parte são definidos os meios que o produto de comunica e chega aos consumidores, sejam pelas definições de publicidade, lojas físicas ou virtuais e a logística utilizada.

Como?

  • Parcerias Principais

O componente Parcerias Principais seleciona os principais parceiros e fornecedores escolhidos para auxiliarem nas atividades do negócio.

  • Atividades-chave

Por este componente são definidas as principais ações que colocam o projeto em prática, considerando os projetos de produção mais essenciais e os serviços prestados a clientes do negócio.

  • Recursos Principais

Aqui são classificados os principais recursos que colocam o negócio em andamento, ou seja, para que as Atividades-chave aconteçam com as matérias-primas e capital humano definidos neste componente.

Quanto?

  • Fontes de Receita

As fontes de receita aparecem com a analise dos segmentos de clientes que o negócio quer atingir, representando o capital que o produto pode arrecadar por oferecer valor aos seus consumidores.

  • Estrutura de Custo

Na Estrutura de Custo são descritas as principais fontes de custos que são gerados pelos recursos utilizados para que o negócio crie valor com seus produtos ou serviços e gere suas receitas.

O quadro pode ser modelado em formato grande e de fácil adaptação à novas ideias que o grupo possa ter, como em uma lousa ou com fácil aplicação de post-its.

Exemplo de Business Model Canvas

Um exemplo conhecido entre os modelos de negócio é o da Nespresso, criado pela empresa Nestlé para a venda de máquinas de café expresso.

A proposta de valor, com este produto, foi criada para que consumidores tivessem em casa o café expresso com o mesmo estilo dos cafés de restaurantes, além de facilitar o preparo da bebida. 

Um exemplo do modelo de negócio da Nespresso é apresentado abaixo:

modelo canvas nespresso

É possível perceber que as receitas, com este produto, são menores com a venda das máquinas e muito superiores com a venda de cápsulas, conforme a proposta do modelo de negócio.

Vale lembrar que um modelo de negócio ajuda a simplificar o planejamento das atividades e da proposta de valor que a empresa pensa em criar, além de detalhar tudo o que deve ser analisado pelo processo de plano de negócios.

Você pode saber mais sobre o que é e como montar um Plano de Negócios