Competitividade empresarial

A competitividade acontece em um ambiente onde duas ou mais empresas disputam os melhores volumes de vendas, ou prestações de serviços, entre os consumidores.

Este cenário é conhecido por proporcionar mais inovação e crescimento para a economia, diferente de mercados em que se tenham poucas empresas, ou apenas uma, caso de um monopólio.

As empresas que se destacam possuem a chamada Vantagem Competitiva, que acontece quando uma empresa consegue se diferenciar e obter mais procura pelos consumidores.

Competitividade na Economia

Em Economia o conceito da competitividade está ligado aos estudos sobre os mercados onde existem diferentes níveis de concorrência, partindo da ideia da concorrência perfeita, onde o mercado é completamente livre e competitivo.

A concorrência perfeita, ou pura, e o monopólio, formam os dois cenários extremos em que pode existir no mercado de um bem ou serviço. Entre estes, existe ainda o oligopólio, quando poucas empresas oferecem um mesmo produto.

Pela ideia de existir uma alta competitividade, as empresas ficam conhecidas como "price-takers", ou seja, acatam o preço que o mercado vende certo produto. Alterações nos preços podem acontecer devido a vários fatores, dentre eles o aumento ou diminuição na procura.

Este conceito é o que desenvolve a Lei da Oferta e da Procura, onde no encontro entre a quantidade procurada pelos consumidores e a oferta de todos os produtores se forma o preço.

Você pode saber mais sobre como funciona a Lei da Oferta e Procura.

Como melhorar a competitividade de uma empresa

Por mais competitivo que seja um mercado, existe sempre a possibilidade de se implantar melhorias, objetivando a vantagem competitiva entre os concorrentes.

O primeiro fator é a diferenciação, ou seja, é preciso analisar em quais aspectos o produto pode apresentar vantagem para a utilidade do consumidor que se diferencia dos outros

Nesta etapa a empresa deve fazer uma pesquisa de mercado e conhecer a fundo o trabalho dos concorrentes e entender quais as forças competitivas que fazem o negócio se sobressair. Este processo é conhecido como "As 5 Forças de Porter".

Um outro fator consiste em aprimorar as capacidades que o produto oferece através da Proposta de Valor, por maneiras que o produto possa criar e entregar valor aos seus usuários.

A Proposta de Valor é um dos componentes do "Quadro de Modelo de Negócios" (Business Model Canvas em inglês), que pode ser utilizado para remodelar as características principais de um negócio.

Além de diferenciar ou adicionar mais valor a um produto, é possível avaliar a possibilidade de expandir o negócio por meio de novas atividades, como:

  • Lançar novos produtos, diversificando a atuação da empresa em diferentes mercados;
  • Adequar o produto às necessidades de outros segmentos de clientes;
  • Atuar em outros locais com os produtos já existentes, seja em outras regiões ou pela internet;
  • Investir em novos tipos de publicidade.

Você pode saber mais sobre as 5 Forças de Porter e como criar uma Proposta de Valor em um Business Model Canvas.