Comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor é o estudo feito sobre os fatores que influenciam as pessoas nas escolhas que estas fazem ao adquirirem produtos ou serviços.

Esta análise relaciona todas as atividades de obtenção, consumo e descarte, incluindo o processo de decisão que segue estas ações.

Para muitas empresas este é um caminho a ser seguido para maximar suas vendas e seus lucros, aumentando o público de consumidores.

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Para visar as melhores estratégias, no momento de ofertar produtos ou serviços, é possível analisar o comportamento dos potenciais clientes.

O comportamento do cliente é característico de suas decisões ao escolher consumir, e isso envolve todos exercícios mentais e emocionais, como também as experiências e avaliações naquilo que é oferecido. 

Para aumentar a quantidade de vendas, existem fatores de análise que ajudam os administradores a percorrer o caminho em direção aos consumidores, criando motivação e até mesmo, fidelização dos clientes aos produtos.

Fator Cultural

A cultura possui um conjunto de valores que fazem sentido ao hábito de consumo das pessoas. Nela estão inseridos significados, rituais, normas e tradições.

Incluem também os diferentes grupos, cada um com seus valores e comportamentos. Esse fator auxilia na percepção do quanto o produto vai ser aceito pelas diferentes culturas, e este fator tende a ser o mais rígido e a ser seguido pelos empreendedores.

Fator Social

O estudo do comportamento do consumidor envolve também como os clientes interagem com os outros. Determinados grupos exercem influência sobre as escolhas de consumo, por exemplo as famílias, amigos, entre outros.

Do mesmo modo, a posição social também se torna uma variável a ser analisada e, a partir desta, determinam-se os grupos que os consumidores possam fazer parte, pois eles escolhem os produtos que representem seu papel e status na sociedade.

Fator Pessoal 

Apesar do consumo sobre influências ser um grande determinante, o consumo pessoal pode tomar medidas variadas, pois mesmo os consumidores inseridos em suas culturas ou grupos sociais comuns, podem ter estilos de vidas diferentes.

Ao profissional de marketing é importante observar quantos estilos de clientes a empresa consegue atingir. As variáveis abrangem desde a ocupação, como também idade e condição econômica.

Fator Psicológico

O fator psicológico é quem intensifica a necessidade de um consumidor em adquirir um produto. Entre suas variáveis temos:

Motivação: o desejo que leva a consumir;

Percepção: acontece quando os consumidores selecionam suas escolhas pelas informações recebidas ou sentimento de necessidade;

Conhecimento: seleção do que consumir através de suas experiências adquiridas;

Crenças e atitudes: posicionamento perante as opções disponíveis.

Existem vários fatores que podem influenciar os consumidores em suas escolhas e as motivações certas para o que desejam adquirir.

A análise do comportamento, por parte do empreendedor ou profissionais de marketing, está em observar os seus clientes e mensurar o quanto pode ser alcançado.

Você também pode ter interesse sobre custo-benefício.