Entenda o que é a Pirâmide de Maslow

A Hierarquia das Necessidades de Maslow ou Pirâmide de Maslow é uma teoria que relaciona a busca pela satisfação das necessidades humanas de maneira classificada.

Esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Harold Maslow, é também utilizada em áreas como o Marketing Empresarial para entender os fatores psicológicos de decisão dos consumidores.

A hierarquia é representada conforme a busca pela satisfação das necessidades, desde as mais urgentes até as menos urgentes, ou ainda, considerando desde itens que atendam necessidades básicas aos de realização pessoal.

Estrutura da pirâmide de Maslow

Pirâmide de Maslow

Maslow considerava que a procura pela satisfação de necessidades segue um nível hierárquico, sendo que os indivíduos começam por satisfazer outras necessidades menos básicas somente quando as mais básicas já foram saciadas.

A estrutura da pirâmide se forma desde a base, onde são satisfeitas as necessidades fisiológicas, até o topo, onde o indivíduo busca pela auto-realização:

  1. Fisiológicas - necessidades mais básicas do ser humano, como a fome, a respiração ou sexo;
  2. Segurança - necessidade em se sentir seguro, como por meio do lar, segurança no trabalho ou com a saúde;
  3. Sociais - necessidades em se sentir parte de um grupo social e de conseguir afeto;
  4. Auto-estima - necessidade em reconhecer as próprias capacidades e também em ser reconhecido;
  5. Realização pessoal - necessidade em obter auto-realização e conseguir fazer aquilo que gosta.

A ordenação dos fatores por meio da pirâmide também revela quais destes fatores são mais fáceis de obter resultado positivo, como é o caso da base em que as necessidades fisiológicas são saciadas mais facilmente.

Em algumas versões, especialmente para o marketing, podem ser considerados novos estágios na hierarquia como a realização de necessidades cognitivas, na busca pelo conhecimento, e necessidades estéticas e cuidados com a beleza, após atingir auto-estima.

Pirâmide de Maslow no Marketing

O conceito que rege a pirâmide de Maslow é utilizado para entender os fatores psicológicos que levam os consumidores às compras.

Com isso, a hierarquia de necessidades pode identificar as motivações para a compra de um produto ou serviço, que pode ser identificado pela empresa.

Para oferecer um produto que tenha uma boa aceitação por parte dos consumidores, normalmente é preciso que este possa atender diferentes fatores da hierarquia, apresentando a maior utilidade possível.

Ao entender a hierarquia de necessidades de Maslow, os administradores da empresa podem segmentar e tipificar seus clientes adaptando às suas estratégias de marketing.

Produto Interno Bruto - PIB Entenda o que é a Pirâmide de Maslow Pirâmide Financeira